Moeda morte-americana teve valorização de 7% em maio e chegou a R$ 2,15 esta semana. Agências de Campinas já sentem a diminuição na procura por pacotes
A alta do dólar tem deixado um pouco mais cauteloso o turista brasileiro que pretende viajar para o Exterior. Com este novo cenário, no qual a moeda que orienta os preços do mercado teve valorização de 7% em maio e chegou a R$ 2,15 esta semana , a maioria das agências de turismo de Campinas já sentem a diminuição na procura por pacotes internacionais.
Segundo Durval Ribeiro, consultor de viagens dna Transmar Turismo, há cerca de 15 dias já foi possível sentir uma desaceleração de cerca de 20% nas vendas de roteiros para fora do País. “As pessoas que já estão com a viagem marcada, a alta do dólar não está impactando tanto. Já tivemos situações piores no passado. O que sentimos agora foi a retração na procura por parte de quem pretende viajar nas férias de dezembro e janeiro”, diz.
Em sua agência, as viagens para compras foram as que mais apresentaram queda. “Nas de lazer o impacto foi menor, pois o financiamento ajuda muito”, comenta. Mesmo diante da alta do dólar, os destinos mais procurados continuam sendo Europa, Estados Unidos, principalmente a Disney, e o Canadá. “O turista ainda não troca um destino internacional por um nacional”, completa.
Na Capriolli Turismo, as vendas também diminuíram. “O dólar estava baixo e com isso muita gente viajou para fora do País. De 20 dias para cá, a procura diminuiu”, afirma Priscila Mundel de Jesus, consultora do departamento internacional da agência. Entre os clientes que estão comprando no momento, as principais opções são Miami e Las Vegas, nos Estados Unidos, e circuitos europeus. Quanto às promoções que algumas operadoras estão lançando, como a de congelamento do dólar no valor de R$ 1,99, Priscila diz que elas não têm sido tão convincentes aos turistas. “Como estas promoções têm regras para que a viagem ocorra em um determinado período, nem sempre coincide com as possibilidades de folga ou férias dos turistas”, explica.
Já a agência You Travel Turismo, cuja maioria da clientela é formada por pessoas que viajam a trabalho, as vendas não foram impactadas nas últimas semanas. “Até mesmo quem viaja a lazer tem comprado nos últimos dias. A alta do dólar não está afetando minhas vendas”, afirma Luciana Scagliusi do Carmo, diretora da agência. “Estados Unidos, sobretudo Nova York, Miami e Orlando, e Europa, com destaque para Itália, continuam em alta”, garante.