VOO INAUGURAL

Azul precisa ajustar operação para Lisboa

Passageiros do voo para Portugal relataram alguns inconvenientes que envolveram check-in on-line, reservas e compra de espaço extra

Eduardo Gregori
04/07/2016 às 17:03.
Atualizado em 22/04/2022 às 23:38
Eduardo Gregori (Cedoc/RAC)

Eduardo Gregori (Cedoc/RAC)

Embarquei no voo inaugural da Azul para Lisboa, no último dia 22 de junho. O que me encanta nessa companhia aérea é a extrema educação de seus comissários. Eu viajo de férias e a trabalho há muito tempo, e de todas as companhias em que voei, ainda não encontrei uma equipe tão preparada em atender o passageiro com cortesia. Nesse ponto, a Azul é insuperável. Por outro lado, a companhia precisa passar um pente na operação em Portugal e equalizar o que não está funcionando tão bem. A equipe de terra precisa se sintonizar sobre o embarque. Ainda em Campinas, tentei embarcar e fui informado que deveria esperar pela chamada do meu grupo, ok. Mas, esqueceram de chamar o meu grupo e fiquei esperando até que alguém me convidou a entrar, pois a aeronave já estava para partir. Uma reclamação de alguns passageiros e também me incluo nela, foi a instabilidade do sistema de marcação de assentos, tanto no site da companhia, quanto no app. Com muita insistência consegui marcar o assento pelo app, pois no site caía em uma página que pedia para proceder a operação mais tarde, e foi assim até pouco antes do embarque. Outras reclamações foram a impossibilidade de fazer o check-in on-line. Tanto no aplicativo quanto no site. Só era possível realizar um pré-check-in. Na minha opinião, ou é ou não é. Ficar no meio do caminho não ajuda em nada, uma vez que tive que enfrentar a fila do check-in como todo mundo que não conseguiu (ou não quis fazer antecipadamente). Além disso, não foi possível comprar Espaço Azul on-line. A operação só era disponibilizada no balcão. Essa situação piora em Lisboa, onde a Azul ainda não tem uma loja própria. Ao comprar o Espaço Azul, além de 66 euros cobrados pela Azul, tive que pagar mais 25 para a Ground Force, empresa terceirizada que vende para a Azul em Portugal. O Espaço Azul saiu por quase R$ 350 reais. Salgado, não? Por fim, não apenas eu, mas outros passageiros tiveram problemas com suas reservas. A minha, por exemplo, teve que ser apagada do sistema e recriada. A falha no sistema impossibilitava o embarque. Foram 60 minutos de espera no balcão até que fosse resolvido. Se eu tivesse chegado em cima da hora no aeroporto de Lisboa, teria perdido o voo, pois naquele mesmo dia, mais de mil pessoas estavam na minha frente na fila da imigração. E o problema não parou aí. Na porta de embarque, novamente a reserva apresentou problema, e só fui liberado porque o embarque estava em chamada final e o funcionário sabia do tanto de tempo que eu já havia esperado. A Azul é uma ótima empresa e Lisboa é um destino que tem tudo a ver com os brasileiros. Por isso, creio que esse voo tenha tudo para dar certo. Espero que a companhia solucione esses inconvenientes e torne a experiência de voar Azul para Portugal ainda melhor. Para finalizar, o desabafo de alguém com quase 2m de altura: Se puderem, aumentem um pouco o espaço entre as fileiras, por favor! A configuração atual da classe Economy é um tanto quanto apertada! O Outro lado A Azul, através de sua assessoria de comunicação, respondeu: Check-in on-line: “Iremos liberar o check-in antecipado em breve, porém, será necessário a conferência e check de documentação para viagem internacional no balcão.” Espaço Azul: “Quanto a reserva da Economy Xtra (poltronas com mais espaço do que as convencionais), o que pode ter ocorrido é que os assentos já estavam todos reservados, o que impedia a marcação do assento desejado via internet.” Problema com reserva: “Alguns passageiros inseriram o número do CPF, em vez do número do passaporte na reserva e o sistema não reconheceu a diferença. Por isso, o processo teve que ser refeito. Estamos trabalhando para melhorar esse processo e minimizar esse tipo de impacto ao cliente.” Alteração de assentos no site no aplicativo: “A área de TI da Azul está trabalhando para identificar o que ocorreu nesse caso e mitigar esse tipo de erro.” Comissão Espaço Azul: Os valores de Espaço Azul (voos domésticos) ou Economy Xtra (internacionais) são variáveis. Trabalhamos com valores diferentes dependendo da demanda, da mesma forma que temos valores diferentes de tarifas, mas não há cobrança de comissão. Existem ainda valores diferentes entre janelas, corredor ou poltrona do meio. Os valores não são fixos. Loja em Lisboa: Por enquanto, continuaremos utilizando a Ground Force.

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