ENVELHECIMENTO DIGNO

Campinas dá largada à campanha ‘Junho Violeta’

Iniciativa pretende valorizar idosos e combater a violência contra esse público

Ronnie Romanini
06/06/2025 às 10:07.
Atualizado em 07/06/2025 às 13:48
A região noroeste da cidade foi palco da primeira ação da campanha, realizada no Parque Itajaí; evento reuniu cerca de 60 pessoas idosas em um encontro comunitário com a participação de diferentes grupos (Assistência Social)

A região noroeste da cidade foi palco da primeira ação da campanha, realizada no Parque Itajaí; evento reuniu cerca de 60 pessoas idosas em um encontro comunitário com a participação de diferentes grupos (Assistência Social)

A campanha Junho Violeta 2025 teve início em Campinas ontem, 5 de junho, com atividades voltadas à valorização da pessoa idosa e ao combate à violência contra esse público. A mobilização, que se estende ao longo do mês, é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social por meio da Coordenadoria de Política para a Pessoa Idosa, com o apoio das secretarias de Saúde, Esporte e Cultura e do Conselho Municipal do Idoso.

Com o lema “Envelhecer é uma conquista. Torná-la digna é dever de todos”, o Junho Violeta 2025 reforça o compromisso do município com a proteção e valorização da pessoa idosa. Como homenagem simbólica à causa, o Paço Municipal permanece iluminado com a cor violeta durante todo o mês.

Na manhã de ontem, a região noroeste da cidade foi palco da primeira ação da campanha, realizada na Rua José Bressane, no Parque Itajaí. O evento reuniu cerca de 50 a 60 pessoas idosas em um encontro comunitário com a participação de diferentes grupos da região, entre eles o Grupo Viva Feliz, o grupo Viver Bem (vinculado ao Centro de Saúde Jorge Mendonça), representantes da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e uma organização da sociedade civil dedicada à convivência de idosos.

Durante o encontro, a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, ministrou uma palestra abordando a valorização da pessoa idosa e os mecanismos de combate à violência. A atividade foi promovida em parceria entre a Coordenadoria de Política para a Pessoa Idosa, o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Saúde, que acompanha diretamente o Grupo Viva Feliz por meio da assistente social Lourdes Aparecida Serraglio.

“O Junho Violeta é mais do que uma campanha de sensibilização, é um chamado à ação coletiva. Envelhecer com dignidade é um direito que precisa ser assegurado com políticas públicas efetivas, escuta ativa e envolvimento da comunidade. Nosso compromisso é seguir fortalecendo redes de cuidado, proteção e valorização da pessoa idosa em todas as regiões da cidade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Com dinâmicas de grupo, rodas de conversa e momentos de escuta, a ação proporcionou socialização, fortalecimento de vínculos e troca de experiências. Diversas mulheres relataram como a rede comunitária tem contribuído para superar o isolamento e recuperar a autoestima.

Criado em 2009, o Grupo Viva Feliz está vinculado ao Centro de Saúde Jencabema Fenz (Parque Itajaí) e reúne cerca de 100 moradores da região, dos quais metade participa ativamente das atividades. Formado principalmente por mulheres viúvas, pessoas com deficiências sensoriais ou sequelas de doenças como o AVC, o grupo conta com o apoio de profissionais como o farmacêutico Hebert Amaral Barreto e a coordenadora Lauren Tavares Beier.

No período da tarde, a campanha prosseguiu com uma roda de conversa na Câmara Municipal de Campinas, organizada pelo Coletivo de Aposentados, Pensionistas e Idosos da CUT-SP. O encontro discutiu os direitos da população idosa e políticas públicas de enfrentamento à negligência e aos maus-tratos, de acordo com a Prefeitura.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por