ELEIÇÃO MUNICIPAL

Debate da TV Band coloca frente a frente candidatos à Prefeitura

Dário, Zimbaldi, Tourinho e Matos se enfrentam pela pela primeira vez na corrida eleitoral ao Executivo

Luis Eduardo de Sousa/[email protected]
08/08/2024 às 23:18.
Atualizado em 08/08/2024 às 23:18
 (Kamá Ribeiro)

(Kamá Ribeiro)

Quatro dos cinco candidatos à Prefeitura de Campinas participam hoje (8) do debate promovido pela TV Band, que coloca frente a frente os mais bem posicionados nas últimas pesquisas divulgadas. 

Participam do evento o prefeito Dário Saadi (Republicanos), que busca se manter à frente do Executivo, seu principal adversário no pleito, o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), o deputado federal Pedro Tourinho (PT), figura de maior peso na esquerda e Wilson Mattos (Novo). A candidata Angelina Dias, recém anunciada pelo PCO, não havia oficializado sua candidatura durante a seleção realizada pela emissora. 

Os candidatos chegaram à TV Band entre 21h e 21h10, acompanhados por seus assessores. 

Durante a chegada, o Correio Popular, que acompanha o evento, entrevistou cada um deles e levantou questões pertinentes à campanha eleitoral que se aproxima. 

Primeiro a chegar, Pedro Tourinho (PT) disse estar preparado para o pleito e destacou ser “o único candidato oposição ao atual governo”.

“Nunca participei desse grupo político, que há 12 anos governa Campinas e tornou a cidade um caos, na Saúde, na Educação e no transporte público. Vamos evidenciar o desgaste produzido por essa gestão e focar nisso para transparecer ao eleitor quem está verdadeiramente ao seu lado”, disse o petista. 

Em seguida, o deputado estadual Rafa Zimbaldi falou à reportagem e mirou Dário, seu principal rival e à frente da corrida eleitoral. “Sabemos que esse grupo político, que governa a cidade desde a antiga gestão, entregou uma saúde que faz o campineiro esperar 12h por atendimento”.

Zimbaldi afirmou ainda que o União Brasil, partido que está dividido entre sua candidatura e a do atual prefeito, vai o apoiar “sem sombra de dúvidas”. 

“O governo tem distribuído cargos em troca de apoio para cooptar membros do partido, mas essa questão já está superada, o União é Rafa Zimbaldi”, complementou. 

Já o prefeito Dário Saadi ressaltou obras entregues durante sua gestão, como o Hospital Pediátrico Mário Gattinho. Disse ainda que pretende agilizar a licitação do transporte público, questão cara à atual gestão e que muniu a oposição, uma vez que a concorrência realizada durante seu mandato fracassou - o que levou a Prefeitura a manter contratos emergenciais a título de bancar o funcionamento do transporte.

Sobre o racha que divide o União Brasil acerca do apoio à sua chapa ou a de Zimbaldi, Dário declarou que “já temos 12 partidos conosco. Um ou outro não integrar a campanha não importa para nós, o que é importa é fazer propostas consistentes e prestar contas para a população de Campinas.”

Wilson Mattos, que figura na última posição nas pesquisas eleitorais divulgadas até aqui, ressaltou suas andanças pela metrópole para tornar público seu nome e atrair votos a título de desbancar Tourinho e Zimbaldi na disputa pelo segundo turno.

“Estar atrás (nas pesquisas) não importa para mim. Romeu Zema, também do Novo, venceu uma eleição em que figurava entre os últimos entre os candidatos ao governo de Minas Gerais. Minha estratégia vai ser pé no chão e dialogando com a população periférica dessa cidade, que remete às minhas origens”, disse Mattos. 

O debate será transmitido pela TV Band e pelo canal da emissora no YouTube. A íntegra ficará disponível finda a discussão entre os candidatos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por