POUPATEMPO

Falta de agendamento faz as filas crescerem

Unidade funciona com apenas 30% da capacidade e hora marcada

Henrique Hein
03/09/2020 às 10:41.
Atualizado em 28/03/2022 às 16:50
Serviços que necessitam da presença do cidadão, como primeira habilitação e RG, têm prioridade na agenda (Wagner Souza/AAN)

Serviços que necessitam da presença do cidadão, como primeira habilitação e RG, têm prioridade na agenda (Wagner Souza/AAN)

Reaberta no último dia 26 de agosto, a unidade do Poupatempo do Campinas Shopping, no Jardim do Lago, voltou ontem a registrar longas filas de espera e aglomeração. Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) — órgão responsável pela a gestão do programa no Estado — o problema ocorre porque a população tem comparecido ao local, mesmo com o anúncio de que o atendimento só acontecerá mediante agendamento de horário pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo “Poupatempo Digital”. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o atendimento presencial só está sendo liberado para quem tiver horário agendado. Também será permitida apenas a presença de acompanhantes em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. Por conta da capacidade reduzida de 30%, a unidade tem priorizado os serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira habilitação e expedição de RG. O resto dos serviços está sendo resolvido preferencialmente pelo aplicativo, sem a necessidade de a população ter que ir até a unidade. Dentro da unidade, o uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel na entrada das unidades. A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação. Contudo, mesmo com a informação, muitos moradores seguem confusos com relação ao que fazer. O analista de logística André Centofante, de 43 anos, por exemplo, foi ontem à unidade do Campinas Shopping acertar o licenciamento de seu veículo — o serviço não está sendo mais feito de forma presencial. Ele conta que esperou mais de 30 minutos até ser informado que seu problema não seria resolvido no local. “Eu olhei no site (do programa) e não havia informações sobre o atendimento. Depois, liguei e veio aquela mensagem eletrônica, mas não havia a opção que eu queria. Fiquei sem informação e só me restou ir até lá”, disse ele. Em nota, o Campinas Shoppings informou que seus seguranças, em conjunto com a equipe do Poupatempo, estão orientando todos os visitantes a fim de evitar a aglomeração nas filas de acesso à unidade. “Porém, houve insistência dos visitantes em permanecer no local, mesmo sendo informados do procedimento correto e da necessidade de agendamento prévio”, destaca o documento. No momento, a unidade do Poupatempo instalada no Campinas Shopping é a única em funcionamento na cidade de Campinas. A que funcionou na Avenida Francisco Glicério por cerca de 22 anos foi fechada na última semana de maio. Segundo a Prodesp, o fechamento ocorreu devido ao fim do contrato com a terceirizada Esperança, que era a empresa responsável pelo atendimento. Nesta semana, o Governo de São Paulo anunciou que uma nova unidade será instalada dentro da Prefeitura de Campinas. A estrutura é um pedido da população que reclamou por perder o atendimento na região central. A nova área terá cerca de 400 metros quadrados e será inaugurada dentro do novo modelo do programa que — segundo a Prodesp — é mais moderno, eficiente e conta com ampla oferta de serviços digitais. Ainda não informações de quando o novo Poupatempo entrará em operação.

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