REFORMA

Governo libera R$ 40 milhões para CCC nesta quarta

Convênio com a Prefeitura de Campinas será assinado por Alckmin às 16h30

Maria Teresa Costa
04/04/2018 às 07:42.
Atualizado em 23/04/2022 às 09:29
Fachada do Centro de Convivência Cultural, que está fechado desde 2011: teatro passará por reconfiguração, com projetos de reestruturação cênica, acústica, cenotécnica e sonorização (Leandro Ferreira/AAN)

Fachada do Centro de Convivência Cultural, que está fechado desde 2011: teatro passará por reconfiguração, com projetos de reestruturação cênica, acústica, cenotécnica e sonorização (Leandro Ferreira/AAN)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autoriza nesta quarta-feira o repasse de R$ 40 milhões para a reforma do Centro de Convivência Cultural (CCC). O convênio com a Prefeitura, que será assinado às 16h30 no Palácio dos Bandeirantes, permitirá que o recurso, antes destinado à construção do Teatro de Ópera Carlos Gomes, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, seja utilizado na reforma da edificação, que está fechada desde 2011. A data da publicação do edital de licitação ainda não foi divulgada, mas segundo o prefeito, as obras começarão este ano. Desde que o espaço foi fechado, quatro datas de reabertura foram anunciadas pela administração. A reforma, que deve durar dois anos, fará uma reconfiguração do teatro, com novos projetos de reestruturação cênica, acústica, cenotécnica e sonorização, substituição das cadeiras da plateia, remodelagem do layout da plateia para 500 lugares e espaços reservados para cadeirantes, obesos e acompanhantes. Os camarins serão reformados e haverá elevador interligando o palco com todos os pavimentos superiores. O fosso da orquestra será reativado para possibilitar apresentações de óperas. O acesso do fosso ao palco será feito pelas escadas existentes e pelo elevador de cargas que compõe a própria abertura na parte frontal do palco. As salas de máquinas de todos os sistemas de apoio do Centro Cultural serão mantidas e readequadas com novos equipamentos. Os sistemas existentes de troca e condicionamento do ar, infraestrutura elétrica, iluminação e segurança contra incêndios, deverão ser completamente removidos para substituição. Impermeabilização Será feita nova impermeabilização da cobertura e substituição da laje de forro. O palco existente, que não é original, será removido, liberando espaço da galeria para o anel de circulação geral do complexo. Um novo palco menor será construído para pequenas apresentações. O mezanino do bar deverá ser reativado para uso público e poderá ser utilizado pelo próprio café ou para eventos do tipo exposições e instalações artísticas e pequenos workshops.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por