Governador do estado de SP, João Doria (PSDB), recebeu o novo reitor da Unicamp na quarta-feira (Divulgação/ Governo do Estado de SP)
O professor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, foi nomeado reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ontem pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), e vai assumir oficialmente no dia 19 de abril para uma gestão de quatro anos. Tom Zé anunciou que pretende priorizar a área da Saúde no combate à pandemia; fortalecer a formação de pessoas; apoiar a geração de ciência e tecnologia para o desenvolvimento e valorizar docentes, funcionários e estudantes.
O combate à pandemia está entre as prioridades. "Haverá apoio aos trabalhadores da área da Saúde e empenho para ampliar as ferramentas para o atendimento assistencial que é fornecido. O projeto de gestão prevê também apoio às forças tarefa; aos grupos de trabalho e ao monitoramento sobre a expansão dos contágios em Campinas e ao aumento de testes na sociedade, principalmente nos grupos mais vulneráveis", comentou.
Tom Zé prioriza também a ampliação dos recursos para geração de pesquisa, ciência e tecnologia voltadas ao desenvolvimento. "O objetivo é servir à sociedade e interagir mais com as diversas áreas, com a formação de pessoas no nível superior de qualidade e garantir o desenvolvimento da ciência e tecnologia para a sociedade. Manter acesa a força existente e expandir as pesquisas", afirmou. O novo reitor quer também ampliar a relação com a sociedade. "Vamos aumentar de forma intensa esta relação e deixar mais visível para a sociedade o papel da Universidade. Vamos nos relacionar mais com os governos, instituições públicas, empresas e grupos interessados em formar negócios para gerar renda e novos empreendimentos na sociedade", disse.
Como meta interna ele destacou a valorização dos docentes, funcionários e pesquisadores, com apoio às carreiras na universidade. Tem como objetivo também investir na permanência estudantil e no fortalecimento das políticas de inclusão.
Tom Zé será o 13º reitor da Universidade. Ele é docente da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) desde 1987 e disputou a reitoria em chapa junto com a professora Maria Luiza Moretti, da Faculdade de Medicina. Eles venceram com 51,97% dos votos no segundo turno. Tom Zé possui graduação e mestrado em Engenharia de Alimentos, pela Unicamp, e é doutor em Engenharia de Processos Térmicos e em Ciências Econômicas. O professor foi coordenador também de pós-graduação entre 2011 e 2014 e diretor da FEA entre 2014 e 2018.