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'Mercado da mesa' conquista a RMC

Pesquisa realizada pela IPC Marketing mostra que serão R$ 9,16 bilhões para alimentação em casa e outros R$ 5,63 bilhões para as despesas fora

Adriana Leite
18/09/2017 às 10:08.
Atualizado em 22/04/2022 às 18:25
Movimentação na feira vegana Veggies no Parque, ontem, na Lagoa do Taquaral (Leandro Torres)

Movimentação na feira vegana Veggies no Parque, ontem, na Lagoa do Taquaral (Leandro Torres)

O setor de alimentação deve movimentar mais de R$ 14,79 bilhões em consumo neste ano na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Pesquisa sobre projeções de gastos realizada pela IPC Marketing mostra que serão R$ 9,16 bilhões para alimentação em casa e outros R$ 5,63 bilhões para as despesas fora da residência. Com números tão robustos, investimentos em gastronomia aumentam e o calendário de eventos focados no setor já contabiliza pelo menos 50 encontros apenas em Campinas. A força dos eventos focados na “boa mesa” pode ser vista em números: apenas neste final de semana eram esperados mais de 40 mil pessoas em dois encontros marcados para a cidade (Veggies no Parque, na Lagoa do Taquaral, e Feira Sabor Nacional, no Parque D. Pedro Shopping). A estratégia é aproximar restaurantes, produtores rurais, fabricantes de acessórios e artesanatos dos consumidores. A diretora do Departamento de Turismo, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, afirma que o polo gastronômico vem sendo fortalecido ao longo dos últimos anos em Campinas e região com a geração de negócios e também a criação de eventos para dar visibilidade à produção gastronômica local. “A criação de um polo gastronômico e a elaboração de um calendário de eventos reforça o turismo em Campinas e região. Além do turismo de negócios, as ações estimulam os passeios de lazer e entretenimento. Os eventos se popularizaram e crescem a cada ano. As atividades são importantes para fortalecer o setor”, ressalta a diretora. Ela acentua que há espaço para diferentes segmentos, desde a alta gastronomia levada para as ruas com eventos como o Chefs na Praça (realizado em julho como uma das comemorações do aniversário de Campinas) até a feira Veggie, que aconteceu no final de semana na Lagoa do Taquaral. “A diversidade de opções mostra que o setor de alimentação apresenta muitas opções em Campinas e região. A geração de negócios é grande. Nosso objetivo é potencializar os diversos segmentos”, afirma. A diretora ressalta ainda que os festivais e os encontros também fomentam a ocupação de espaços públicos. “Temos eventos em parques, praças e na rua”, aponta. Ela dá exemplos como a hamburgada que irá ocorrer na Praça Carlos Gomes no próximo dia 15 de outubro, e o Fest Park, no próximo dia 8 de outubro, que será promovido no Parque Ecológico, e contará com food truck. Setor O produtor rural Sérgio Donófrio celebra o bom momento da gastronomia e diz que encontrou um nicho de mercado: a produção de flores comestíveis. O sítio localizado na área rural de Campinas fornece produtos para restaurantes de alta gastronomia na cidade e na região. “Estou no ramo há muitos anos e tenho uma carteira de clientes formada por restaurantes de alta gastronomia. Os eventos e feiras que estão acontecendo em Campinas e região servem para potencializar negócios e também popularizar o consumo de flores como alimento”, diz. Ele comenta que a Calusne Farms também comercializa brotos, legumes e ervas aromáticas. O agricultor conta que os eventos gastronômicos permitem que as pessoas saibam que várias flores podem ser consumidas normalmente. “Muitas vezes, o consumidor vai ao restaurante e acredita que a flor colocada no prato é apenas um enfeite. Mostramos nas feiras e outros eventos gastronômicos que elas também servem como alimentos”, diz. Ele era um dos participantes neste final de semana do Feira Sabor Nacional, no Parque D. Pedro Shopping. O diretor do Grupo FEM, José Roberto Gifoni, afirma que as feiras oferecem oportunidades para que produtores locais de alimentos e acessórios apresentem os produtos para o consumidor. A empresa organizou a feira realizada no shopping. “O evento é uma oportunidade para pequenos e médios produtores apresentarem os seus produtos para o consumidor. O setor de alimentação cresce no País e abre oportunidades de negócios. A feira teve produtores de pães, orgânicos, massas caseiras. O evento acontece, normalmente, em São Paulo. Campinas foi a primeira edição fora da Capital paulista”, comenta. A coordenadora da regional de Campinas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), Aline Ruffi, afirma que o mercado de alimentação vegana cresce 40% no Brasil. “A última pesquisa sobre os hábitos dos brasileiros mostrou que 8% da população se declarou vegetariana”, aponta. Ela diz que o objetivo da entidade ao realizar feiras, como a que ocorreu no final de semana em Campinas, é de difundir os benefícios de uma alimentação saudável e a produção de alimentos realizada de forma sustentável. Campinas tem 3,5 mil bares e restaurantes Campinas tem hoje mais de 3.500 bares e restaurantes em operação. O setor está sempre ganhando novas empresas, mas a crise também impactou o segmento. A estimativa da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) é que quase 300 estabelecimentos tenham fechado as portas nos dois últimos anos. Os eventos gastronômicos e estratégias, como algumas promoções, são utilizadas para alavancar os negócios. (AL/AAN)

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