Vereador Luiz Cirilo afirma que há disposição do Estado de criar mais unidades do Poupatempo em Campinas (Kamá Ribeiro)
A abertura do novo Poupatempo no Centro de Campinas é considerada importante para a inclusão digital da população e para a revitalização da área central. A opinião é do vereador Luiz Cirilo (PSDB), que presidiu a Comissão de Representação na Câmara Municipal e atuou para o retorno do atendimento ao Centro. Ele destacou também o papel do Correio Popular em acompanhar e noticiar os impactos do fechamento da unidade da Avenida Francisco Glicério para os moradores da cidade.
O novo Poupatempo começou a funcionar no Paço Municipal, na Avenida Anchieta, em formato totalmente digital, sendo a primeira no Estado nesse modelo. O atendimento ao público foi iniciado na última segunda-feira, dia 18 de abril.
Segundo o vereador, há disposição do governo estadual de criar outras unidades no formato digital em Campinas a partir de 2023. O parlamentar manteve, nos últimos anos, tratativas com o então vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), que agora assumiu o Governo do Estado, para consolidar o retorno do posto de atendimento para o Centro de Campinas.
"Houve uma sinalização do governador de que mais unidades serão instaladas em outras regiões da cidade para facilitar a vida dos moradores de várias localidades. Minha expectativa é que, até o próximo ano, outras unidades do Poupatempo 4.0 sejam instaladas nas regiões dos Distritos do Campo Grande e do Ouro Verde", disse.
O posto tem capacidade para realizar até 820 atendimentos por dia e oferece 197 serviços, como os do Detran-SP (renovação de CNH e transferência de veículos), IIRGD (atestado de antecedentes criminais), os da Secretaria Estadual da Saúde (carteira de vacinação digital da covid-19), Secretaria de Governo (desbloqueio do cartão Bolsa do Povo), entre outros.
O vereador conta que logo após o fechamento da unidade que funcionava na Avenida Francisco Glicério deu início a uma mobilização em busca de uma alternativa para que a região central não ficasse desprovida dos serviços oferecidos pelo Poupatempo.uma vez que a Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo, sinalizava que o custo que ela tinha com o aluguel do prédio na Avenida Francisco Glicério era muito alto, e que não iria mais absorver esse custo. Então, o desafio inicial foi a gente encontrar um lugar", disse o vereador.
O parlamentar lembra que, diante da dificuldade, por meio da Comissão de Representação da Câmara, procurou na época o então prefeito Jonas Donizette, que conseguiu um espaço no prédio da Prefeitura. "Depois dessa conquista, caso eu conseguisse garantir a abertura dos serviços junto à Prodesp, o espaço não seria o problema", afirmou.
As tratativas, então, seguiram junto ao Governo do Estado. "Levei a informação de que a questão do espaço estava definida e que faltava a vontade política para que trouxéssemos de volta o Poupatempo ao Centro de Campinas", disse.
O vereador destaca ainda a importância da repercussão que as reportagens publicadas pelo Correio Popular tiveram ao mostrar os problemas que o fechamento da unidade causaram aos munícipes. O Poupatempo na Glicério encerrou as atividades em maio de 2020, após permanecer mais de 20 anos instalado na região central da cidade.
"Falamos muito em revitalizar o Centro, que já perdeu o Fórum e várias faculdades, e se não houvesse uma mobilização para o retorno do Poupatempo, nós estaríamos caminhando na contramão da revitalização. Quem mais frequenta o Poupatempo são pessoas que prestigiam o comércio local, além de munícipes de cidades da região metropolitana que têm no nosso Centro uma referência", disse.
Segundo o vereador, a postura da atual gestão municipal de se esforçar para o retorno de um posto de atendimento para o Centro foi também fundamental. A Prefeitura, inclusive, pode associar serviços da Administração ao Poupatempo, como já acontece com outras cidades. "Nessa situação, ganham todos, pois a população gosta dos serviços do Poupatempo", ressalta.
A aposentada Lizette Pierre, de 77 anos, contou ontem que aguardava a volta do posto de atendimento ao Centro. Ela contou que, após ver a reportagem do Correio Popular, foi atualizar o seu documento de RG. "Li que o Poupatempo voltou para o Centro. Fica muito mais fácil. Agora, já fiz o agendamento e estou meio caminho andado para atualizar o meu RG", disse.
Mais moderno e tecnológico e já integrado aos serviços do Detran-SP, o posto conta com totens de autoatendimento e computadores. Oito colaboradores do programa estão à disposição para auxiliar os usuários e esclarecer dúvidas. A unidade instalada no Paço Municipal atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Por oferecer serviços digitais, não é necessário agendamento prévio.