Brinquedos devem trazer orientações claras e precisas quanto a características e riscos (Divulgação)
O Dia das Crianças será na próxima quinta-feira (12) e uma pesquisa divulgada pelo Procon de Campinas mostra que a variação de preço dos brinquedos chegam em 270,57%.
O levantamento dos preços foi feito em seis empresas do comércio eletrônico entre os dias 19 e 22 de setembro. Foram coletados os preços de 70 itens, considerando o menor valor à vista, sem adição de fretes e outras despesas.
As três maiores diferenças encontradas foram de 270,57% em um quebra-cabeças, de 118,13% em um jogo cartas e de 109,56% em um de jogo educativo.
O Procon de Campinas afirma que o objetivo do trabalho é incentivar o consumidor a pesquisar preços além de oferecer referência por meio dos preços médios obtidos.
Entre os produtos pesquisados pelo Procon estão brinquedos tradicionais e produtos que incentivem a criatividade da criança e que possibilitem a realização de atividades em grupo.
Confira a pesquisa completa pelo link: https://procon.campinas.sp.gov.br/pesquisas.
Dicas
A orientação do Procon é que os pais e responsáveis estabeleçam valores que poderão gastar sem comprometer o orçamento familiar. Além disso, é necessário avaliar condições de entrega ou deslocamento, bem como formas de pagamento.
Como as variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado, os preços atuais podem ser diferentes, uma vez que estão sujeitos a mudanças, conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos oferecidos, ofertas e promoções.
Os brinquedos devem ter informações claras, precisas e adequadas sobre o preço, características, qualidade, quantidade, origem, composição, garantia, identificação do fabricante, selo de segurança do INMETRO. Caso o brinquedo apresente algum risco – como conter peças pequenas que possam ser engolidas pelas crianças - o dado também deve constar no produto, que deve trazer, ainda, instruções de uso, manuseio e quais são as peças que compõem a produto.
A equipe do Procon também recomenda evitar levar as crianças às compras. Caso os pais não tenham outra opção, devem conversar com a criança antes de sair de casa e estabelecer um limite de gastos com o presente.
Outra sugestão é estimular a doação de um brinquedo antigo toda vez que a criança ganhar um novo, comprar produtos de acordo com a faixa etária recomendada e adquirir produtos que estimulem a socialização e a criatividade.
Para ajudar os pais e responsáveis, o Procon Campinas produziu um informativo com orientações sobre o Dia das Crianças e o consumo responsável. O documento foi elaborado em parceria com o Plano Primeira Infância Campineira (PIC).