Provão dará 15 mil vagas em universidades paulistas e Faculdades de Tecnologia (Fatecs); na Unicamp serão 325 ingressantes por meio do Provão (Kamá Ribeiro)
O Provão Paulista, que valerá vaga nas universidades paulistas já o próximo ano, está com data marcada. Voltado aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública, o Provão será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro. A informação foi publicada no final de setembro no Diário Oficial do Estado. No total são mais de 15 mil vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior.
Quem estuda em escola públicas em outros estados também podem fazer o Provão, mas, nesse caso, os interessados devem se inscrever até hoje, dia 6 de outubro, pelo site: provaopaulistaseriado.educacao.sp.gov.br.
A autorização para que os alunos de outros estados participem do Provão, segundo a Secretaria Estadual de Educação, segue Recurso Extraordinário do Supremo Tribunal Federal (STF), que impede que vagas nas universidades sejam reservadas apenas para estudantes que moram e cursam o Ensino Médio no mesmo estado em que se situa a universidade.
A nova modalidade de acesso às universidades públicas paulistas prevê mais 15 mil vagas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), além da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs).
De acordo com informações da Secretaria de Educação, as provas serão aplicadas na própria escola com questões de múltipla escolha. Para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, o exame, no dia 28, contará com questões das áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia seguinte, serão questões de matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais, além de redação.
Todos os estudantes da rede estadual de São Paulo estão inscritos automaticamente no Provão Paulista, assim como os alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e dos colégios ligados à USP, à Unesp e à Unicamp.
A partir de 1º de novembro, os alunos poderão definir as opções de cursos que desejam frequentar. O site para a escolha será disponibilizado pela Secretaria em parceria com as instituições.
Os alunos matriculados no primeiro e no segundo ano do Ensino Médio farão o Provão Paulista nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. As notas das provas serão somadas e consideradas na seleção quando os estudantes chegarem ao terceiro ano.
Mais de 15 mil vagas disponíveis.
No total, serão disponibilizadas 15.369 vagas para os alunos que participarem do Provão. Na USP, serão 1.500 vagas; na Unesp, 934; e na Unicamp, 325. Já nas Univesp e nas Fatecs, serão oferecidas 2.620 e 10 mil vagas, respectivamente.
Entre os cursos mais procurados nos vestibulares, as instituições disponibilizaram 558 vagas para as diversas áreas da engenharia, 89 vagas para direito, 67 para medicina e 33 para psicologia.
Todas as vagas serão distribuídas proporcionalmente e igualitariamente entre estudantes da rede estadual de ensino, Etecs, estudantes de outras redes públicas do país e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
A parceria das instituições com a Secretaria prevê ainda um auxílio a ser pago pelo órgão estadual para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além desse benefício, na Unicamp, os estudantes que ingressarem pelo Provão terão acesso, considerando-se sua condição socioeconômica, a auxílios como moradia, alimentação, transporte, entre outros.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.