A unidade da rede Vila Mais Supermercados, equipou seus oito caixas com uma estrutura que utiliza plástico para evitar um contato mais direto
Após descuidos por parte de alguns clientes que, em meio a pandemia da Covid-19, chegaram a tossir perto das atendentes, a unidade da rede Vila Mais Supermercados, situada na Rua Periquito, na Vila Padre Manoel de Nóbrega, em Campinas, equipou seus oito caixas com uma estrutura que utiliza plástico para evitar um contato mais direto entre funcionárias e fregueses na hora do pagamento das compras. O objetivo é reduzir o risco de contaminação para ambos. Anteontem, foram instaladas hastes metálicas que servem de sustentação para aplicação do material, que por questões de higiene será trocado diariamente. "Os clientes aprovaram a medida e isso nos deixa contentes porque eles entenderam que é para o bem deles também", justificou o gerente da loja, Adriano Melo, de 44 anos. O gestor disse ainda que copiou a ideia de um primo que também atua no setor em Santa Catarina. Mencionou também que as colaboradoras estavam reclamando bastante porque nem todos entenderam a gravidade da situação e mantém, por exemplo, a distância orientada de um metro, conforme orientação das autoridades sanitárias. Para ajuda a disciplinar a questão, serão demarcadas faixas para os consumidores que estiverem nas filas respeitem esse espaçamento. Há um ano trabalhando no local, a operador de caixa Cátia Cristiane de Souza, de 34 anos, avalia a ação como excelente. "Eu estava com medo de vir trabalhar", revelou. Ela pondera que a quarentena, que passou a valer em Campinas a partir de segunda-feira, e no Estado, ontem, deveria ter sido decretada antes do Carnaval. Desse modo teria, mais efetividade. Usando uma máscara confeccionada pela esposa, Luiz Almeida, aposentado de 67 anos, se deparou com a barreira de proteção e aprovou: "Tudo para prevenir é válido". Em sua análise, os governos federal, estadual e municipal têm atuado bem no enfrentamento da doença. Contudo, o problema acaba sendo seus compatriotas. Muitos, aponta, estão deixando suas residências sem necessidade. "A China começou a vencer o problema porque os chineses são mais prudentes que nós brasileiros. Se fala que não pode, não pode", contextualizou. Já a enfermeira Mariluce Fonseca, de 41 anos, recomenda que a medida seja replicada em outros supermercados. Prevenção Melo assegura que todas as medidas preventivas possíveis serão implantadas no estabelecimento. Considerando que algumas pessoas possuem risco mais elevado de complicações decorrentes da infecção pela Covid- 19, entre estas os idosos, a loja está atendendo exclusivamente esse público das 6h às 7h. A ação já foi adotada por outras redes do segmento, como a Pão de Açúcar. As atendentes estão trabalhando de luvas e há dispensadores de álcool em gel em pontos do supermercado, por exemplo, no balcão em que são realizadas recargas em cartões de transporte. Esse guichê também foi equipado para delimitar o espaço com o cliente por meio da barreira plástica. A movimentação de pessoas na manhã de ontem era tranquila. Melo informa que muitos estão mudando o horário de ir ao supermercado e o perfil das compras. "Itens considerados supérfluos estão sendo deixados de lado. As pessoas estão adquirindo os produtos essenciais", enfatizou. Com o intuito de auxiliar a população a ficar em casa durante o período de quarentena, o administrador reforça que o serviço de entrega foi reforçado. Para atender com agilidade, houve inclusive remanejamento de pessoal. Os pedidos devem ser feitos pelos telefones (19) 98969-9308; 99426-7764 e 3242-9976.