compradores conscientes

Vida saudável: Consumo sustentável e virtual

Idealizado por um grupo de amigos, a plataforma digital - lançada em janeiro - traz grandes ambições na promoção dos conceitos de sustentabilidade

Adriana Giachinni
22/08/2019 às 08:59.
Atualizado em 30/03/2022 às 18:53

A inquietação de como praticar (e multiplicar) o consumo sustentável e a influência das avaliações de consumidores (para ranquear locais turísticos e produtos, por exemplo) definem o que é o projeto Base Sustentabilidade. A ideia foi inspirada em plataformas como Amazon e Booking.com. Idealizado por um grupo de amigos, a plataforma digital – lançada em janeiro – traz grandes ambições na promoção dos conceitos de sustentabilidade e na construção de uma comunidade de parceiros unidos em prol do Planeta. Remetendo ao slogan de que 'A Única Revolução Possível é Dentro de Nós'. Ou seja, cada um precisa fazer a sua parte. “Assim como nós tínhamos dúvidas que limitavam nossa vontade de impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade, identificamos que existe uma grande parcela de pessoas que querem mudar os seus hábitos, que querem melhorar o seu consumo, mas que não sabem como, nem onde. Então, um dos pilares do nosso projeto é formar uma rede de consumidores avaliando estabelecimentos e produtos sustentáveis”, explica Anna Beatriz dos Santos, CEO da Base. Além dela, estão na equipe: Luis Camisasca, 38 anos, idealizador e conselheiro (natural de Vitória-ES); Camila Comin, 24 anos, gerente de mídias sociais; Camila Ferreira, 25 anos, analista de mídias sociais; Henrique Fires, desenvolvedor do site; Isabella Corrêa, 26 anos, designer; Mauro Soave Jr, de 32 anos, consultor ambientalista, e Larissa Caparroz, 33 anos, consultora e oceonógrafa (de malas prontas para morar em Cingapura). “A ideia surgiu há oito anos e desde então vem sendo amadurecida. Decidimos começar avaliando o setor de hotelaria sustentável, mas temos uma visão muito maior. Buscamos gerar rankings de onde consumir, onde está o local mais próximo, utilizando geolocalização e usando o Google para apontar locais verdes, todos avaliados pelos usuários que também serão pontuados pela sua participação. Nosso objetivo é ser uma grande comunidade de troca de informação, com dicas para mudanças de hábitos, questionamentos sobre a situação atual do meio-ambiente e práticas sustentáveis”, explica Anna Beatriz. Loja virtual A conexão rápida pelas das redes sociais e de programas de mensagens podem camuflar o árduo processo de tirar o projeto do papel e torná-lo realidade. Também por isso se justifica a diversidade de formação profissional dos integrantes da equipe cujos cargos são estratégicos. Um exemplo é que os especialistas atuam como consultores e são fundamentais na elaboração dos formulários que serão disponibilizados para os internautas/consumidores. Da mesma forma, os produtores de conteúdo são vitais nesta etapa para atrair pessoas com os mesmos interesses da Base. Indicativo que mostra estarem no caminho certo, segundo Anna, é o número de quase 8 mil seguidores no Instagram, atraídos de forma orgânica ao perfil. Além disso, uma das postagens mais recentes, sobre a névoa que cobriu São Paulo na última segunda, com o título ‘Está preparado para ficar de luto’ atingiu cerca de 16 mil curtidas. “Está tudo caminhando muito rápido. Até Janeiro a Base era um sonho. Passamos o primeiro bimestre em imersão com o nosso mercado, validando soluções. Já estamos testando os primeiros formulários”, revelou Anna De acordo com Anna, após as avaliações no campo do turismo sustentável, a Base tem como fase 2,a criação de um market place para venda dos produtos e o trabalho de formação e educação com a publicação de ebooks e um canal no Youtube. A fase 3 inclui até o uso de blockchain para informar ao consumidor sobre a cadeia de valor de cada produto no supermercado, garantindo que estão livres de escravidão, e que foram produzidos sem dano ao meio-ambiente. SAIBA MAIS O conceito de um Projeto Sustentável é um sistema que visa o uso inteligente de recursos, preservando-os para as gerações futuras. Ao avaliar a sustentabilidade é preciso considerar três pilares: social, econômico e ambiental. Um projeto simplesmente de escopo ambiental pode falir por falta de dinheiro. E se usar, por exemplo, mão de obra escrava, terá um impacto social negativo. Somente com o equilíbrio dos três pilares teremos soluções de vida longa e impacto positivo. Ranking direciona clientes na hora de fazer a compra O ponto de partida da Base é o conceito definido como Crowdsourcing, o mesmo utilizado por sites como Amazon e Booking.com, no qual os próprios usuários avaliam produtos/ estabelecimentos, gerando um ranking que direciona os consumidores na hora da compra. O sistema, segundo Anna pode ser resumido em três passos: avalie, encontre e direcione. No caso da Base, tudo será concentrado no site http://www.basesustentabilidade.org Por ele, os interessados deverão fazer um cadastro para ter acesso aos formulários e às avaliações. “A gente trabalha o consumo consciente a partir do momento que oferecemos a escolha em gastar o dinheiro com quem pensa semelhante. Não é nosso interesse favorecer o estabelecimento, mas claro que isso vai acontecer a partir do momento em que ele adota e cada vez mais se posiciona dentro dos quesitos da sustentabilidade, ganhando boas avaliações", explica Anna Beatriz. Para ela, ainda que o engajamento seja fundamental, o mais importante do projeto é a ação individual e a motivação pessoal. É preciso, segundo ele, que cada um de nós tenha interesse no tema e vontade de mudar, pensando no futuro do planeta. “No meu caso, ainda estou descobrindo esse universo, especialmente depois de me tornar mãe de duas meninas. Minhas filhas me trouxeram essa necessidade de ser mais consciente e de adotar essa mudança de hábitos, estando disposta a liderar essa revolução na forma como consumimos, para garantir que elas vivam num planeta mais saudável no ano 2050,” afirmou a Anna.

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