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Com um toque verde-amarelo

Etanol no tanque: à espera do lançamento do modelo que será fabricado em Iracemápolis (SP), Mercedes apresenta versão turboflex do crossover GLA

Luís César de Souza Pinto/Especial para a Metrópole
22/06/2015 às 16:18.
Atualizado em 28/04/2022 às 15:34
Mercedes (  Divulgação)

Mercedes ( Divulgação)

Ainda faltam alguns meses para a Mercedes-Benz dar partida na linha de produção da fábrica que está construindo em Iracemápolis, no Interior paulista. Contudo, um dos primeiros modelos a serem produzidos nas novas instalações, o crossover GLA, já ganhou toque verde-amarelo: um motor turbo com tecnologia Flex. O propulsor bicombustível, que também vai equipar outros veículos da marca alemã vendidos por aqui, foi desenvolvido exclusivamente para atender às demandas específicas do Brasil. Exceto por essa novidade debaixo do capô, o GLA mantém as características da versão apresentada no final do ano passado. Embora não seja propriamente um utilitário esportivo, ele exibe proporções robustas e cativa pelo visual radical e dinâmico – as grades têm frisos grossos, o capô apresenta vincos acentuados e os faróis, com máscara preta e luzes diurnas em LED, criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo. Na lateral, uma linha descendente, que nasce no farol e se estende até o arco da roda traseira, reforça a esportividade da carroceria. Já a traseira incorpora lanternas que ressaltam a largura da parte posterior do automóvel, uma impressão que é ampliada pelo vidro traseiro curvado. O spoiler aerodinâmico no teto é outro elemento visualmente atrativo. Além do espaço generoso proporcionado pelos 2,70 metros de entre-eixos, o GLA tem acabamento caprichado com uso de materiais de alta qualidade e texturas agradáveis ao toque. Pensando na ergonomia, a Mercedes concentrou o máximo de comandos em torno do motorista, ao alcance das mãos. São 12 botões no volante, borboletas para mudanças de marchas e três hastes na coluna de direção para setas, piloto automático e câmbio. O computador de bordo oferece acesso a uma ampla grade de informações, exibidas no pequeno visor de cristal líquido entre o conta-giros e o velocímetro. Na tela no console central, aparecem comandos para controlar som e GPS. Ainda em relação a conteúdo, o GLA vem carregado de mimos como ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampa, Isofix para fixação de cadeirinhas e sistema autônomo de estacionamento – ele manobra o veículo sozinho em vagas paralelas de ruas e em estacionamentos de supermercados e shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O crossover incorpora, também, diversos sistemas de auxílio dinâmico, quase todos baseados no ABS de última geração, como controle eletrônico de estabilidade, controle de tração individual em cada roda, auxílio de partida em rampa e attention assist, que monitora possíveis cochilos do motorista. Ainda há sete airbags, incluindo uma bolsa inflável para proteção dos joelhos.   Performance do motor é mantida O novo motor 1.6 litro turboflex de quatro cilindros, que passou a equipar o GLA 200, vem acoplado a uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas. Tem desempenho equivalente à versão a gasolina anterior: alcança 156 cavalos de potência a 5.300 rpm e torque de 25,5 kgfm entre 1.2250 e 4.000 rpm. Na versão bicombustível foram mantidos dispositivos como o sistema start/stop (desliga e liga automaticamente o motor em pequenas paradas, como semáforos e engarrafamentos) e a possibilidade de escolher diferentes modos de condução. Os intervalos de manutenção seguem sem mudança. A primeira revisão acontece ao atingir os 10 mil quilômetros rodados ou um ano de uso. Os preços GLA 200 Style – R$ 128,9 milGLA 200 Advance – R$ 136,9 milClasse GLA 200 Vision – R$ 154,9 milClasse GLA 200 Vision Black Edition – R$ 157,9 mil

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