SURTO

Dengue deixa Sorocaba em estado de emergência

Cidade registra 132 casos neste ano e tem projeção de chegar a até mil em abril

Eloy de Oliveira
18/02/2013 às 20:03.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:09
O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue (Cedoc/RAC)

O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue (Cedoc/RAC)

O prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), decretou no final da tarde desta segunda-feira (18) estado de emergência na cidade. A medida decorre do surto epidêmico de dengue, que já registra 132 casos neste ano e tem projeção dos técnicos de chegar entre 600 e 1.000 até abril.

O município também já teve uma morte por dengue hemorrágica, registrada na última sexta-feira (15), uma criança de 13 anos. Com o estado de emergência, a Prefeitura pode agilizar a aquisição de serviços e bens indispensáveis para o combate à doença.

Pannunzio afirmou que as medidas que deveriam ser tomadas pela administração já estão sendo providenciadas, mas era preciso acelerar o processo. Só para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado, Sorocaba havia registrado apenas três casos — em todo o ano foram 23.

O secretário do município de Saúde, Armando Raggio, disse que existem 12 bairros com mais casos registrados de dengue e que estão sendo priorizados. São eles: Parque Vitória Régia, Herbert de Souza, Parque das Laranjeiras, Jardim Maria Antônia Prado, Vila Carvalho e Jardim Zulmira. Também estão entre os que têm mais contaminados os bairros: Vila Barão, Vila Helena, Parque Esmeralda, Jardim Simus, Wanel Ville e Quintais.

Dos 132 casos confirmados de dengue até sexta-feira, 102 são autóctones, ou seja, a contaminação ocorreu na própria cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por