Centro de atendimento da Assistência Social vê aumento de até 150% nos casos em dois anos
Em dois anos o número de denúncias feitas no serviço de atendimento telefônico Fale Assistência Social (FAS) de casos de violência contra idosos aumentou pelo menos 150%. Essa é a constatação feita pelo próprio coordenador do serviço, Frederico Mazzo, que se mostra preocupado com o avanço das ocorrências contra pessoas com idade superior a 60 anos.
“De 2010 a 2012 o número de denúncias aumentou demais. No início, atendíamos no máximo quatro ocorrências por mês, mas atualmente esse número saltou para 15 ligações mensais”, afirmou Mazzo.
Casos de violência física e verbal estão entre os mais atendidos pelo serviço gratuito. “Felizmente as pessoas estão criando mais coragem para falar e denunciar casos tristes de maus tratos”, afirmou o coordenador, que ressaltou o que o FAS serve como uma triagem para encaminhar as ocorrências para os órgãos fiscalizadores de programas de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade .
“As denúncias são encaminhadas para uma equipe especializada da Coordenadoria do Idoso. Se tem algum idoso sofrendo uma violência a qualquer hora, há uma equipe de plantão que irá socorrer esse idoso.”
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Assistência Social, o FAS atende em média cerca de 540 ligações mensais com as denúncias feitas pela população. Por outro lado, o serviço ainda não atinge todo o seu potencial. “A gente atende a um número bem pequeno ainda do que poderia atender. Temos capacidade para atender ao dobro do que já registramos atualmente”, disse o coordenador.
Atualmente, cerca de 35% das denúncias recebidas são para atender pessoas que estão morando na rua, 25% são de casos envolvendo crianças e adolescentes e 20% envolvem idosos. “A gente escuta muitas histórias e às vezes se sente de mãos atadas com tantos casos de maus tratos que chegam”, declarou José Luiz Severino, um dos atendentes do serviço.
As denúncias para o Fale Assistência Social podem ser feitas pelo telefone 161 e o atendimento funciona 24 horas.