Espetáculo com acrobatas aéreos será apresentado gratuitamente nos dias 11 e 12, no Teatro Castro Mendes, com encenação inovadora para celebrar os desafios da vida e da família
Durante a encenação, os artistas atuam pendurados em um grande móbile montado no palco e contam uma história que usa recursos circenses para explorar os mistérios da vida (Flor Reeves)
Um aparelho acrobático não convencional, construído especialmente para esta apresentação, surpreende com uma proposta de encenação onde os artistas atuam pendurados em um grande móbile montado no palco. Sob essa perspectiva visual, é apresentada uma história que usa os recursos circenses para explorar os mistérios da vida, levando o público a sorrir, chorar, admirar e se encantar, sendo transportado para um mundo onde a família se torna a maior das aventuras. A nova montagem da Cia. Kawa, chamada "Boa Vida", será apresentada gratuitamente no Teatro Castro Mendes amanhã (dia 11) e quinta (dia 12), às 20h.
O espetáculo é encenado por André Sabatino e Mariana Maekawa e dirigido pelo cômico argentino Tato Villanueva, artistas circenses com uma sólida trajetória na carreira artística de circo. O tema da montagem tem como inspiração a chegada da bebê Iris, filha do casal Mariana e André, que nasceu em 2023. "O espetáculo fala sobre alegria, amor e os desafios e mistérios que envolvem a maternidade e a paternidade na criação de uma família", explica Sabatino. No palco, será apresentado um circo que celebra a beleza e os desafios da vida, utilizando diferentes elementos e movimentos de circo, tanto os convencionais como os não convencionais.
Mariana Maekawa é acrobata, especialista em acrobacias aéreas e teve como formação profissional o Cirque du Soleil, onde atuou por sete anos no espetáculo "Love The Beatles", em Las Vegas. André Sabatino também é acrobata, trapezista e diretor técnico de aparelhos de circo há quase 20 anos, tendo também já integrado turnês do Cirque du Soleil. Já o diretor Tato Villanueva é ator, clown, professor, diretor artístico, dramaturgo e criador cênico, tendo criado diversas obras circenses com artistas formados em diferentes países da América Latina. Seus trabalhos sempre mesclam a linguagem de circo, teatro e dança, focados na valorização da cultura latinoamericana.
HISTÓRIA NAS ALTURAS
"Vida Boa" tem classificação indicativa livre e é um espetáculo voltado para toda a família, colocando no palco habilidades circenses em uma proposta de encenação inovadora. As acrobacias aéreas serão feitas em um aparelho aéreo não convencional com formato de móbile, inspirado nos móbiles do escultor e pintor norte-americano Alexander Calder. Mas outras técnicas circenses serão usadas, como duo trapézio, tecido em gota, lira, monociclo elétrico com sobrecarga, além de agregar um toque de palhaçaria e comicidade. Os artistas salientam que "o público vivenciará uma grande aventura com surpresas, leveza e bom humor".
A história se passa no coração de um circo inovador, onde aborda — com linguagem circense e teatral — o cotidiano de um casal que acaba de se tornar pai e mãe. É um mergulho sensível, físico e poético nas descobertas e desafios da parentalidade com humor, corpo e emoção. Através de acrobacias aéreas com elementos não convencionais, os artistas contam a história da intimidade e do caos da parentalidade, enquanto exploram outros mistérios da vida. "Cada ato revela a profunda ligação entre pais e filhos, através de risos, lágrimas e momentos de admiração", afirma Sabatino.
UM PROJETO AMPLO
As apresentações do "Vida Boa" desta semana são a pré-estreia da montagem que terá uma turnê campineira em julho, com dez apresentações na cidade, em locais que ainda estão sendo confirmados. Além da montagem do espetáculo, o projeto contempla a circulação por outros municípios paulistas — Ilhabela, Ubatuba, Mogi Mirim, Itu e São Paulo — e também bate-papos sobre o processo de criação, conversas online sobre circo, oficinas de acrobacias básicas e pirâmides humanas, além de residência artística.
A Cia. Kawa é um núcleo artístico multidisciplinar sediado em Campinas, que tem no corpo e no movimento sua principal linguagem de criação, narrativa e conexão. Com uma estrutura versátil e adaptável, leva sua arte a diferentes formatos e contextos, sempre valorizando a expressão humana, a colaboração interdisciplinar e o poder do encontro.
O projeto foi realizado com o apoio de editais de fomento à Cultura (ProACCultSP) do Governo do Estado de São Paulo. A concepção é da Cia. Kawa, com trilha sonora de Arturo Cussen, figurino de Helen Quintans Carnielli, produção executiva de Felipe Junqueira e produção geral de Marina Ferreira.
PROGRAME-SE
Espetáculo acrobático ‘Vida Boa’
Quando: Amanhã (dia 11) e quinta (dia 12), às 20h
Onde: Teatro Castro Mendes Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial
Entrada Gratuita - ingressos podem ser retirados na bilheteria com 1h de antecedência
Informações: Instagram @cia_kawa
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram