CADERNO C

Cultura nordestina em música e gastronomia

Festa acontece durante cinco dias na Praça Arautos da Paz, com programação que reúne mais de 15 atrações musicais e praça de alimentação com pratos típicos

Mariana Camba/[email protected]
18/06/2025 às 18:26.
Atualizado em 18/06/2025 às 18:26
Quadrilha da Côrte, duplas e bandas de forró, baião e maracatu, além de comidas típicas como a buchada de bode, já fizeram parte das edições da Festa Nordestina em outras cidades do Estado (Divulgação)

Quadrilha da Côrte, duplas e bandas de forró, baião e maracatu, além de comidas típicas como a buchada de bode, já fizeram parte das edições da Festa Nordestina em outras cidades do Estado (Divulgação)

Clássicos da cultura nordestina – do forró, baião ao maracatu – vão embalar este feriado prolongado de Corpus Christi na Praça Arautos da Paz, com composições de cantores consagrados como Luiz Gonzaga e Elba Ramalho. A partir de hoje até domingo (dia 18 a 22), Campinas receberá a 4ª edição da Festa Nordestina, com mais de 15 atrações culturais e uma praça de alimentação com vários pratos típicos nordestinos. A expectativa é que mais de 30 mil pessoas participem do evento durante esses cinco dias. 

A Festa Nordestina é um evento itinerante que percorre várias cidades da região, como Vinhedo, Valinhos, Rio Claro e Jundiaí. Sua primeira edição foi realizada em 2017. “Um terço da população local é do Nordeste ou tem familiares dessa região, por isso pensamos em trazer algo que enaltecesse as diversas manifestações culturais dessa parte do Brasil”, afirmou o organizador do evento, Marcos Ferraz. A festa acontece sempre durante um feriado prolongado, entre os meses de maio e agosto. 

A edição deste ano tem vários destaques na programação. Amanhã (dia 19), às 17h30, o grupo HC e a Rapa dos Zumbis fará um show de duas horas, dividido em dois blocos: o primeiro como um tributo a Chico Science e Nação Zumbi – banda pernambucana que teve seu estrelato na década de 90 – e a segunda parte da apresentação será composta por um mix de canções de artistas consagrados, como Tim Maia, Cassia Eler e Jorge Ben Jor, com novas interpretações e arranjos do ritmo manguebeat – tradicional da cultura nordestina. 

Já no domingo (dia 22), a Quadrilha da Côrte se apresenta às 16h30, trazendo elementos originais das quadrilhas – diferente do conceito caipira, tradicional das festas juninas. Os figurinos dos participantes são um show à parte, com trajes glamorosos que remetem ao alto escalão dos reinados, com representações do rei, rainha, além de figuras icônicas da tradição, como o padre. A quadrilha estilizada reúne um show de dança e interpretação, em meio ao enredo que caminha conforme a apresentação do narrador da história ao público. 

RITMOS NORDESTINOS 

Três duplas vão garantir shows de forró, arrocha e piseiro: Sandro e Adriano, com apresentação hoje (dia 18) ; Klecinho 50 Graus, na sexta-feira (dia 20); e Paula Mello e Banda, no sábado (dia 21). 

Clássicos do forró pé de serra e universitário também estarão no repertório de diversos grupos: no dia 19, a Banda Dois Dobrado e a Banda Bastião – com15 anos de história e 1º lugar no Festival Nacional Forró de Itaúnas; no dia 20, a Banda 3 do Norte, que vai unir acordes e sons do triângulo, zabumba e da sanfona; e no dia 21, a Banda Maresia e a Banda Flor de Corredeira; e no domingo (dia 22), o Trio Malaquias e também Tom Santana e Banda. 

O maracatu estará presente no evento com o Grupo Maracatucá, enquanto o grupo Kenga de Coco apresentará o samba de coco, que combina música, canto, dança e poesia, ao som de tambores, atabaques, instrumentos de percussão e cordas, com raízes no Nordeste e Norte do Brasil. Não faltarão ao evento as bandas cover, com tributos a Zé e Elba Ramalho. 

Para os que quiserem aprender a entrar no ritmo, nos dias 19 e 22 haverá uma aula coletiva de forró, com o grupo de dança de Jundiaí Ritmo & Sabor Núcleo de Dança. 

COMIDAS TÍPICAS 

A estrutura da festa conta com uma praça de alimentação repleta de pratos tradicionais da culinária nordestina, como acarajé, baião de dois, sarapatel, buchada de bode, carne de sol, galinhada, tapiocas e cuscuz. Há também opções da gastronomia brasileira, como torresmo de rolo, costela, frango com polenta, arroz carreteiro, espetinhos, lanches, etc. 

Durante o evento, acontece o Festival do Morango, com sobremesas, fondue e merengues. Será proibida a entrada de pessoas com cooler, alimentos e bebidas. Está liberada a entrada de animais de estimação. Haverá um recinto destinado às crianças, com brinquedos infláveis, como escorregador e pula-pula.

PROGRAME-SE 

Festa Nordestina – 4ª edição 

Quando: Hoje (dia 18) a domingo (dia 22). 

No dia 18, das 18h às 22h, e do dia 19 ao dia 22, das 12h às 22h. 

Onde: Praça Arautos da Paz, Taquaral 

Entrada livre e gratuita 

Informações: E-mail: [email protected] 

***************** 

Programação completa: 

DIA 18

Às 19h30 – Sandro e Adriano (Forró/Arrocha/Piseiro) 

Dia 19 

Às 13h00 – Aula de Forró 

Às 13h30 – Zé Ramalho Cover 

Às 15h00 – Banda Bastião (Forró Pé de Serra/Universitário) 

Às 17h30 – HC e a Rapa dos Zumbis (Tributo Chico Science/Nação Zumbi) 

Às 20h00 – Banda Dois Dobrado (Forró Pé de Serra/Universitário) 

Dia 20 

17h – Os 3 do Norte (Forró Pé de Serra) 

19h30 – Klecinho 50 Graus (Forró/Arrocha/Piseiro) 

Dia 21 

14h – Banda Maresia (Forró Pé de Serra/Universitário) 

16h – Aula de Forró 

16h30 – Grupo Kenga de Coco (Samba de Coco) 

17h – Grupo Maracatucá (Apresentação de Maracatu) 

17h30 – Banda Flor de Corredeira (Forró Pé de Serra) 

20h – Paula Mello e Banda (Forró/Forronejo/Piseiro) 

DIA 22 

13h – Aula de Forró 

14h – Trio Malaquias (Forró Pé de Serra/Universitário) 

16h30 – Quadrilha da Côrte (Quadrilha Show) 

17h – Tom Santana e Banda (Forró Pé de Serra) 

19h30 – Viva Elba – Tributo a Elba Ramalho, com Kalú Fiorio

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por