CADERNO C

Junho se despede com festas

Celebrações juninas movimentam Campinas entre hoje e amanhã, com variadas manifestações culturais – de música, danças à gastronomia típica

Mariana Camba/[email protected]
28/06/2025 às 12:27.
Atualizado em 28/06/2025 às 12:27
As Caixeirosas levam música, dança e muita energia amanhã ao distrito de Barão Geraldo, num final de semana que terá ‘Viva São João’, com a Orquestra Sinfônica de Campinas na Concha Acústica do Taquaral, e a Festa Junina do Instituto Cultural Nipo, além de vários outros eventos pela cidade (Divulgação / Manoel de Brito / Divulgação)

As Caixeirosas levam música, dança e muita energia amanhã ao distrito de Barão Geraldo, num final de semana que terá ‘Viva São João’, com a Orquestra Sinfônica de Campinas na Concha Acústica do Taquaral, e a Festa Junina do Instituto Cultural Nipo, além de vários outros eventos pela cidade (Divulgação / Manoel de Brito / Divulgação)

Festas, atrações culturais e comidas típicas embalam o último final de semana de junho. Na reta final das comemorações das Festas Juninas, as barraquinhas de brincadeiras típicas, grupos musicais, a diversão ao lado da fogueira e as delícias desta época do ano devem estimular o entusiasmo do público, apesar do frio. São diferentes manifestações culturais que aliam a celebração aos Santos Antônio, São Pedro e São João ao protagonismo da cultura caipira, entre hoje (dia 28) e amanhã (dia 29) em Campinas. 

Em mês de festas juninas, tem concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas – “Viva São João” –, que será apresentado hoje (dia 28), às 18h, na Concha Acústica do Parque Portugal, na Lagoa do Taquaral. O repertório contará com 15 músicas, como os clássicos “Anunciação” de Alceu Valença, “Eu Só Quero Um Xodó”, de Dominguinhos, "Feira de Mangaio”, de Clara Nunes, e “Nosso Xote”, do grupo Bicho de Pé. A 

Orquestra estará sob a regência do maestro Carlos Prazeres, com a participação especial da cantora convidada Mariana Aydar – vencedora do Grammy Latino em 2020 e reconhecida pelas suas interpretações de clássicos da música popular brasileira –, junto com o sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi, que também será o responsável pelos arranjos interpretados pelos músicos. 

Meia hora antes do concerto oficial, às 17h30, o maestro Carlos Prazeres tocará oboé, ao lado de Marcelo Caldi na sanfona, junto com dois percussionistas, Rodolfo Arilho e Nati Calandrin, como um “esquenta” para o concerto. Segundo o diretor da Orquestra Sinfônica de Campinas, Wanilton Mahfuz, a apresentação ressalta a versatilidade dos músicos, com um repertório alegre e festivo. 

FESTA JAPONESA 

Há mais de 20 anos, o Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas mantém a tradição de promover uma festa junina, que será celebrada hoje (dia 28), a partir das 15h, na sede da entidade. Com diversas barracas de comidas e bebidas típicas, o prato tradicional da festa, yakisoba, dará lugar neste ano ao cozido de cury, que conta com pedaços de carne e legumes. Aos amantes da culinária típica, os quitutes tradicionais também marcarão presença, como cachorro-quente, pastel, espetinhos, sopas, quentão e vinho quente. 

O evento vai contar com a tradicional quadrilha, em meio a uma decoração colorida, além do bingo e das brincadeiras típicas. Para que a festa aconteça, 150 voluntários atuantes no Nipo vão auxiliar nas atividades, que terá todo o dinheiro angariado revertido à manutenção do Instituto. 

CAIXEIROSAS PROMOVEM ARRAIÁ 

Amanhã é dia do 11º Arraiá Caixeirosas Junino levar alegria, energia e cultura a Barão Geraldo, numa extensão do tradicional bloco de Carnaval fundado em 2006. Este ano, a festa reúne nove grupos populares de Campinas – dois a mais do que no ano passado – das 14h às 21h. 

A programação é extensa, com atrações como o Grupo Quebra Coco, que levará ao distrito o batuque dos tambores e o gingado da roda, em meio à exaltação da cultura de terreiro, com participação aberta ao público. 

Outra novidade é o Tambor de Crioula União de São Benedito, que reproduz uma manifestação maranhense afro-brasileira, comum nas festas juninas realizadas no Nordeste. O espetáculo conta com o uso de três tambores distintos e a dança das mulheres na formação de roda, com o tradicional jogar das saias longas. O grupo tem 25 anos de história em Campinas e perpetua a tradição da cultura popular. 

As atrações mais aguardadas do dia serão o levantamento do mastro e o tradicional casamento dos bonecões Rosalinda e Zebeleu. Em uma manifestação religiosa simbólica, as representações de São João, Santo Antônio e São Pedro serão levadas ao topo do mastro de formato triangular, ao som do canto das caixeiras. Os que desejarem poderão fazer um pedido ao pé do mastro e nele pendurar as fitas que serão distribuídas ao público, que depois serão queimadas para que, por meio da fumaça, o pedido chegue às santidades.

Já no casamento de Rosalinda e Zebeleu – confeccionados em referência aos bonecos de Olinda – , será narrada a história de amor do casal e, no final da cerimônia, os personagens vão puxar a tradicional quadrilha, com participação espontânea do público presente. O casamento dos dois bonecos é celebrado, então, pelo Grande Baile, ao som da Banda das Caixeirosas.

O arraiá também vai contar com a Kombi Catarina, espaço dedicado à contação de histórias com a Trupe Viajantes e à Feira Literária da Associação Cultural e Artística de Valinhos, na qual estarão presentes sete autores. Na feira, haverá exposição de livros de cordel e títulos infantis.

Segundo a coordenadora da festa e contramestra das Caixeiras das Nascentes, Inês Vianna, a festa une as culturas típicas da festa junina presentes nos Estados de São Paulo e Maranhão, com a fogueira de São João e a olaria do fogo, junto das toadas do Bumba meu boi do Maranhão. “Nós fazemos uma festa comunitária que une diversos grupos, enaltecendo a cultura popular, as memórias das tradições de décadas passadas, para que não sejam esquecidas. Queremos perpetuar a essência da celebração, em meio à beleza das manifestações, da música e dos ritos.”

PROGRAME-SE 

VIVA SÃO JOÃO – ORQUESTRA SINFÔNICA DE CAMPINAS 

Quando: Hoje (dia 28), ‘Esquenta’ às 17h30 – abertura do evento, com maestro Carlos Prazeres e o sanfoneiro Marcelo Caldi. Às 18h, concerto da Sinfônica 

Onde: Concha Acústica da, Lagoa do Taquaral 

Entrada livre e gratuita 

Informações: Fone (19) 2116-0959 

FESTA JUNINA NIPO CAMPINAS 

Quando: Hoje (dia 28), das 15h às 21h30. 

Onde: Rua Camargo Paes, 118, bairro Guanabara. 

Ingressos antecipados R$ 8, e na bilheteria R$ 15. 

Informações: Fone (19) 3241-1213 / (19) 99966-9394 

SÃO JOÃO NA ESTAÇÃO 

Quando: Dias 28 e 29, das 12h às 22h. 

Onde: Estação Cultura Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro 

FESTA JUNINA DA CASA DE PORTUGAL 

Quando: Hoje (dia 28), a partir das 19h 

Onde: Rua Ferreira Penteado, 1.349, Cambuí 

ARRAIÁ DA SANTÍSSIMA TRINDADE 

Quando: Hoje (dia 28), das 18h às 23h. 

Onde: Rua Clemente João Milani, 128, Parque Floresta 1 

FESTA DA COMUNIDADE SÃO PEDRO 

Quando: Dias 28 e 29, a partir das 18h 

Onde: Rua Gravataí, 108, Parque Dom Pedro II 

FESTA JUNINA PARÓQUIA SÃO JOSÉ 

Quando: Dias 28 e 29, das 18h às 22h 

Onde: Rua 24 de Maio, 477, Vila Industrial 

ARRAIÁ DA IMACULADA 

Quando: Hoje (dia 28), das 18h às 23h 

Onde: Rua Paulo Lacerda, 434, São Bernardo 

FESTA JUNINA DA PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO 

Quando: Dias 28 e 29, das 18h às 22h 

Onde: Rua dos Iguás, 26, Vila Costa e Silva 

FESTA JUNINA PARÓQUIA CRISTO REI 

Quando: Dias 28 e 29 de junho, e dias 5 e 6 de julho, a partir das 18h 

Onde: Rua Elisário Pires de Camargo, 210, Jardim Chapadão 

11º ARRAIÁ CAIXEIROSAS JUNINO 

Quando: Amanhã (dia 29), das 14h às 21h 

Onde: Praça Durval Pattaro / Praça das Caixeirosas Rua Francisco de Barros Filho, Barão Geraldo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por