A rapper paulistana estará amanhã no encerramento da primeira edição do projeto Potência Hip-Hop, que reúne música, poesia e troca de ideias na Sala dos Toninhos
MC Soffia participará de roda de conversa sobre trajetórias artísticas de mulheres no hip-hop (Yago Mesquita)
Uma edição feita para mulheres foi o diferencial do projeto Potência Hip-Hop que será encerrado em Campinas amanhã (domingo, dia 6) na Sala dos Toninhos. "A primeira edição chega com um recorte necessário e urgente: uma edição feita exclusivamente para mulheres que rimam, que dançam, que grafitam, que produzem, que sonham e constroem. Mulheres que, muitas vezes, atuam à margem do movimento, mas que são o próprio movimento. Com elas e por elas, demos o primeiro passo de uma trajetória que quer deixar legado", declara Bruna Camargo, fundadora da Tarimbo Cultural, responsável pelo evento.
A rapper paulistana MC Soffia, com 13 anos de carreira, é a convidada para o evento de encerramento do projeto e participa de uma roda de conversa sobre trajetórias artísticas de mulheres no hip-hop. Ela é cantora e compositora, conhecida pelas letras que abordam questões sociais como racismo, machismo e empoderamento feminino. Começou sua carreira de cantora ainda criança e se destaca pelas rimas que incentivam outras meninas a se amarem e se orgulharem de sua identidade. Apresentou-se na abertura das Olimpíadas do Rio (2016) e foi reconhecida pela BBC como uma das inovadoras sociais do mundo pelo Fórum Econômico Mundial (2020).
Com uma carreira ascendente, Soffia, 21 anos, já conquistou palcos nos Estados Unidos e na Europa em 2024, levando consigo não apenas a força de sua voz, mas o valor cultural da música periférica com hits, como "Menina Pretinha", "Minha Rapunzel tem Dread" e "Empoderada". Ela participa da programação que selecionou dez mulheres — de Campinas e região — atuantes na cena do hip-hop, para participarem de uma jornada formativa crítica, artística e empreendedora, que incluiu outros dois encontros já realizados em junho.
"O hip-hop vai além de uma simples expressão artística. É voz, é território, é potência, é movimento cultural. E é a partir dessa força, que nasceu o projeto que reconhece, fortalece e impulsiona as múltiplas potências de jovens artistas, usando os elementos e princípios do próprio hip-hop como caminho de expressão, formação e transformação", comenta Brun Camargo. O evento é organizado pela Tarimbo Cultural, uma empresa afro-referenciada de Campinas, com o apoio da Batalha Estação da Rima e da Sala Toninhos.
PROGRAME-SE
Bate-papo com MC Soffia no encerramento do projeto "Potência Hip Hop"
Quando: Amanhã, dia 6, das 13h às 19h
Onde: Sala Toninhos (Estação Cultura), Rua Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial, Campinas
Estacionamento gratuito no local
Entrada gratuita
Informações: @tarimbocultural
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.