Ator Cleber Gonçalves estrela o filme ‘De volta ao Sítio – Uma Nova Aventura’, que traz uma releitura da obra de Monteiro Lobato
Cenas do filme ‘De volta ao Sítio – Uma Nova Aventura’, no qual Cleber Gonçalves interpreta o Saci (Divulgação)
O universo de Monteiro Lobato é repleto de personagens que marcaram várias gerações, como os que deram vida à coleção de livros infantis “Sítio do Pica-pau Amarelo”, que foram inclusive adaptados duas vezes para a televisão. A obra de Lobato tornou-se também a inspiração para o filme “De volta ao Sítio – Uma Nova Aventura” – uma releitura do clássico literário. Nesse longa, uma das principais figuras do folclore brasileiro e emblemática no sítio de Monteiro Lobato – o Saci-pererê – é interpretada pelo ator campineiro Cleber Gonçalves.
Para Cleber, de 38 anos, integrar o elenco do longa, com a responsabilidade de dar vida a uma nova versão do Saci, é um marco em sua carreira, que ele define como um momento de gratidão e felicidade. O ator nasceu e foi criado no distrito do Campo Grande, em Campinas, e se apaixonou pela arte da interpretação ainda criança, enquanto participava das peças de teatro na igreja e na escola. Ao longo de sua formação artística, passou pelo Sesi Amoreiras, a Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas (EMCeA) e a companhia campineira Cenarte Teatral.
Em 2013, ele decidiu se mudar para o Rio de Janeiro e tentar novas oportunidades de atuação em programas de TV. Depois de algumas semanas de insistência e viagens, Cleber foi chamado para algumas participações no elenco de apoio em obras como “Pé na Cova” e “Zorra Total” e nas novelas “Sinhá Moça” e “Desejo proibido”, da Rede Globo. Um ano depois, o artista decidiu aperfeiçoar sua formação para ampliar o leque de possibilidades profissionais, momento em que se mudou para São Paulo e concluiu o curso de apresentador. A partir daí, trabalhou como mestre de cerimônias para várias empresas e eventos, incluindo a apresentação do “Concurso da Garota Já” – do grupo do Correio Popular. Criou também o seu próprio programa no Youtube (Cg Mix).
Em 2023, Cleber Gonçalves percorreu diversos Estados brasileiros em turnê da Companhia Atlanta Brasil e, desde o ano passado, se apresenta com o grupo do Teatro Sustentável, em espetáculos que contam com o apoio das leis de incentivo à cultura. Atualmente, o campineiro acumula mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais.
“Eu percorri caminhos que, no início de minha carreira, pareciam distantes e, a cada novo trabalho, minha realização e gratidão só aumentaram.” E novos projetos se concretizaram, como atuar em Campinas – berço de sua história e formação. Foi assim que passou a trabalhar em campanhas publicitárias: gravou uma “Campanha do Agasalho”, em 2018, e a “Campanha todos contra a dengue”, em 2019. No ano passado, tornou-se o garoto de propaganda da Prefeitura de Campinas, para apresentação de campanhas, serviços e novidades da gestão municipal em redes sociais, como o Instagram e Tik Tok.
Agora, no filme “De volta ao Sítio – Uma Nova Aventura”, ele procurou conceber uma característica marcante ao personagem Saci, “com uma risada única, capaz de contagiar quem a escuta”. Para interpretar o personagem, Cleber precisou posicionar a perna direita para trás e amarrá-la com uma corda – assim ele conseguiu pular com uma perna só. Para manter o equilíbrio, o ator contou com a gravação em planos mais fechados na maioria das cenas, e sempre com as câmeras posicionadas à sua frente. O maior desafio, acrescentou, foi a câimbra que acometia a perna amarrada. Por isso, alguns takes precisaram ser regravados. “Nessa versão, o Saci não conta com o tradicional gorro, por essa ser uma releitura da obra”, explica. Ao ver o trabalho sendo projetado nas telonas no último domingo (dia 29), em sessão de pré-estreia apenas para convidados, Cleber não segurou a emoção. Ele considera a conclusão do filme como o arremate para os anos de dedicação e persistência.
“Eu não nasci em berço de ouro, mas consegui realizar meus sonhos, o que me estimula a alçar voos cada vez mais altos. É emocionante ser exemplo para os mais jovens, que vêm de realidades como a minha. As pessoas precisam acreditar que tudo é possível, basta acreditar, estudar e fazer acontecer.” O foco nos estudos é primordial para o artista, que considera a dedicação acadêmica essencial para que as metas possam ser alcançadas.
“A área artística é difícil, mas é possível. Estar nas telas agora, com esse filme, traz uma projeção para além do que eu pudesse imaginar. Que as pessoas possam se encantar, assim como eu.”
O FILME
A produção contou com cenas gravadas na “Escola do Sítio”, localizada em Barão Geraldo, e na Fazenda São Bernardo, na zona rural de Rafard – distante uma hora de Campinas –, propriedade conhecida por ter abrigado a pintora Tarsila do Amaral. É nesse cenário em meio à natureza que a trama se passa, com a presença da Cuca, Narizinho, Emília e toda a turma do Sítio. A produção do longa levou um ano para ser concluída.
A estreia do filme será entre o final de julho e início de agosto, nas plataformas de streaming, como Prime Video, ITunes, Netnow, Google Play e Claro TV. A releitura do clássico de Monteiro Lobato conta com uma nova trama, que traz o debate sobre a preservação do meio ambiente. No enredo, a turma do sítio se une aos seres da natureza – como o curupira e a yara – para arruinar os planos de um fazendeiro rico que insiste na compra da propriedade, depois que um garimpeiro encontrou pepitas de ouro no local.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram