Davó teve seu primeiro momento como profissional em 2019, após ser promovido da base do Bugre (Thomaz Marostegan/ Guarani FC)
Depois de um longo período, o atacante Matheus Davó está com a documentação regularizada e pode defender o Guarani pelo Paulistão 2021. O jogador teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no início da tarde de ontem (7).
A situação estava parada porque os direitos econômicos do atleta estavam bloqueados por conta de uma dívida do Guarani com a empresa RDRN. A ação na justiça começou em janeiro de 2017 por falta de pagamento. Nessa época, o juiz Celso Alves de Rezende, da 7ª Vara Cível de Campinas, determinou a penhora dos direitos econômicos do jogador que pertenciam ao Guarani. Hoje essa porcentagem é de 20%.
A dívida com a empresa ultrapassa R$ 1,4 milhão e após essa regularização de Davó, o Guarani deve realizar um acordo jurídico. O clube informou, na tarde de ontem, que ainda não foi notificado sobre acordo com a empresa, mas que o departamento jurídico trabalhou para que a inscrição no BID fosse feita.
A liberação foi possível após conversa do clube com a CBF. A entidade informou que uma decisão de março desse ano da 7ª Vara Cível não permitia o registro do jogador até que o processo jurídico com a empresa fosse resolvido, mas depois liberou a inscrição do atleta.
Relembrando
O atacante Matheus Davó chegou ao Brinco de Ouro da Princesa em 28 de fevereiro por empréstimo do Corinthians. O contrato tem prazo até o final do Campeonato Paulista, mas até o momento não estava apto para jogar devido a questões jurídicas. Apesar de não ter jogado ainda, Davó treina normalmente há um mês com o time e o técnico Allan Aaal.
O atacante já está inscrito na competição na Lista A, 22º jogador a reforçar o Guarani nessa relação. O Bugre ainda possui quatro vagas disponíveis e há cinco jovens da base na Lista B (esse cadastro não possui limite de inscrições, mas é preciso que sejam apenas atletas da base e que disputaram o campeonato amador no ano passado).
O prazo seria encerrado na sexta-feira (9), mas devido a paralisação do campeonato a FPF (Federação Paulista de Futebol) afirmou que a data de término será de acordo com a 10ª rodada, ou seja, é necessário completar a lista até antes do início dessa fase. Porém, ainda não há data definida para o retorno.
Primeira passagem
Davó teve seu primeiro momento no Guarani como profissional em 2019, após ser promovido das categorias de base. Nessa época, o atacante atuou em 31 jogos e marcou 3 gols. Para 2021, aos 21 anos de idade, o jogador é o 15ª atleta revelado pela base e que vai integrar o elenco profissional para o Paulistão.
Opinião do treinador
Na coletiva de terça-feira (6), o técnico Allan Aal foi questionado sobre o jogador e ele respondeu: "Foram conseguidas algumas vitórias no âmbito jurídico e a gente espera contar com o atleta o mais rápido possível, mas ao mesmo tempo a gente sabe também que o nosso esforço vai até certo ponto e ai depende da justiça. Eu, particularmente, espero poder contar com ele e também confio e sei das dificuldades jurídicas que envolvem o processo".
"O atleta vem se empenhando de uma maneira que não surpreende a gente em todos os treinamentos. Essa ansiedade, essa expectativa é grande tanto da parte do atleta como da nossa. E pelas conversas que a gente está tendo internamente a gente acredita que possa contar com ele sim para a retomada do campeonato", completou.
Longe dos gramados
Apesar de seguir com os treinamentos, a última partida disputada pelo Guarani foi dia 13 de março em casa contra o São Bento, placar final de 0 a 0. Allan Aal comentou em coletiva que o lado positivo desse momento é sobre ter tempo para trabalhar com o elenco: "Todo treinador quer uma semana cheia, que tenham dias para que a gente possa trabalhar, mas a gente precisa trabalhar e ao mesmo tempo jogar, disse.