LÍDER DA COMPETIÇÃO

Defesa sólida vira trunfo na busca pelo acesso

Macaca tomou apenas dois gols em cinco jogos na Série C; na temporada, a média é de 0,66 por partida

Elias Aredes
15/05/2025 às 15:20.
Atualizado em 15/05/2025 às 15:20
Alberto Valentim montou defesa que tem baixa média de gols sofridos em 2025 (Marcos Ribolli)

Alberto Valentim montou defesa que tem baixa média de gols sofridos em 2025 (Marcos Ribolli)

Na construção da campanha que visa a classificação à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, uma das principais apostas da Ponte Preta está na eficiência do sistema defensivo. Em 18 partidas realizadas nesta temporada, a equipe sofreu 12 gols — média de 0,66 por jogo, considerando os confrontos no Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Série C. Como comparação, na Série B de 2024 foram 55 gols em 38 jogos, o que representa média de 1,44 por partida. A queda entre os dois cenários foi de 54,16%. Considerando apenas os jogos da Série C, a equipe sofreu dois gols em cinco rodadas.

Outro dado que traz otimismo é o desempenho no estádio Moisés Lucarelli. Em oito partidas disputadas em 2025 no Majestoso, a equipe sofreu apenas quatro gols e saiu de campo sem ser vazada em cinco oportunidades. Nos jogos fora de casa, a Ponte sofreu oito gols e terminou três confrontos com a defesa intacta.

O volante Lucas Cândido confirmou que a ênfase no setor defensivo faz parte do planejamento para buscar o acesso. “O time que sofre poucos gols tem mais chance de sair vitorioso ou de pontuar. Esse é o nosso objetivo. O primeiro alvo é a classificação, porque entre o líder e o oitavo se consegue passar à próxima fase”, disse o jogador. “Nosso objetivo é subir”, completou.

Cândido ressaltou que o aprimoramento defensivo é trabalhado desde os primeiros treinos sob o comando do técnico Alberto Valentim. “O treinamento na semana é focado para não levar gol. Isso começa com o Jeh, o Jean (Dias), o (Jonas) Toró, ou seja, com todos lá na frente”, explicou. “Acreditamos que com uma defesa sólida ficamos mais próximos do acesso.”

No processo de consolidação da defesa, o volante reconhece que precisou buscar seu espaço com paciência e persistência. Segundo ele, a dedicação nos treinos e sua postura profissional contribuíram para conquistar a vaga que antes era ocupada por Léo Oliveira. “Sempre trabalhei com muita humildade e respeito aos meus companheiros. Aproveitei as oportunidades”, disse. “Fizeram um grupo forte e estamos felizes porque o ambiente é bom e com bons jogadores. Convivemos com a pressão, mas ela existe na Série A, B ou C.”

Com tamanha solidez defensiva e um bom ambiente de trabalho, Lucas Cândido não se surpreende com a liderança da competição, com 13 pontos conquistados. “Se estiver em primeiro ou oitavo lugar, a pressão vem. Temos que saber conviver com ela, porque o futebol muda muito rápido. E o professor Alberto Valentim e todos aqui têm pregado humildade”, finalizou.

Se contar com uma defesa consistente assegura a busca pela classificação, um ataque eficiente é o passaporte para furar retrancas. Titular ao lado de Jonas Toró, o atacante Jean Dias sabe que o desafio diante do Brusque, sábado, às 19h30, será complicado. O adversário tem oito pontos, marcou dois gols e sofreu apenas um. “Sabemos que estamos dentro da nossa casa, com o apoio da nossa torcida, mas o primeiro passo é respeitar o adversário. Vamos impor o nosso ritmo”, disse o atacante. “Estamos cada vez mais comprando a ideia que o Alberto tem nos passado. Com o apoio da torcida, vamos buscar esses três pontos”, completou.

Durante a semana, a Ponte segue sem utilizar o Centro de Treinamento do Jardim Eulina, que passa por reforma no gramado principal e adequações em dois outros campos. Os treinos estão sendo realizados nos campos do Clube Valinhense e do Bom Retiro, ambos em Valinhos.

Em relação à escalação, a principal dúvida está na lateral esquerda, entre Artur e Danilo Barcelos. O técnico Alberto Valentim, que retorna ao banco de reservas após cumprir suspensão, também decidirá se o atacante Jeh, em processo de reinserção, começa como titular ou segue como opção para o segundo tempo diante do Brusque.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por