Bom desempenho no Majestoso anima o time, comissão técnica , além de contar com o apoio da torcida (Álvaro Jr/Ponte Press)
Dentro de casa impecável, mas ainda irregular como visitante. A Ponte Preta busca o equilíbrio para os nove jogos restantes da Série B do Campeonato Brasileiro. Serão 15 pontos que serão disputados no Moisés Lucarelli, enquanto o calendário ainda reserva quatro confrontos fora de Campinas para a equipe de Hélio dos Anjos.
Com 39 pontos, o primeiro objetivo é alcançar os 45 pontos e ficar livre de qualquer possibilidade de rebaixamento à Série C. Depois, sonhar com metas ambiciosas está nos planos do torcedor e da comissão técnica. Mas os números embasam essa confiança de que é possível esperar por uma campanha ainda melhor.
O primeiro ponto é o aproveitamento da Macaca dentro do Majestoso. São seis vitórias consecutivas como mandante: Náutico, Operário, Vasco da Gama, Guarani, Bahia e Sport. Nestes jogos foram 11 gols marcados e apenas um sofrido - na vitória por 3 a 1 diante do Vasco.
Essa sequência positiva é a maior do clube no Moisés Lucarelli nos últimos sete anos. Em 2015, o time campineiro venceu Santos e Penapolense no Campeonato Paulista, avançou contra Vilhena e Moto Club na Copa do Brasil e ainda derrotou São Paulo e Chapecoense na Série A do Brasileirão.
Recentemente, a Macaca alcançou cinco vitórias seguidas, mas não passou disso. Em 2018 venceu, de forma consecutiva: CRB, Figueirense, São Bento, Boa Esporte e Coritiba. Já em 2021, também na Série B, passou por Goiás, Londrina, Confiança, Brusque e Sampaio Corrêa.
A marca pode ficar ainda maior na próxima terça-feira. O time de Hélio dos Anjos recebe o Ituano e, se vencer, alcançará a sétima vitória seguida. Essa sequência tão grande de vitórias como mandante não acontece há 25 anos. Foi na Série B de 1997 que a Macaca derrotou consecutivamente Goiatuba, XV de Piracicaba (2x), Gama, CRB, Vila Nova e América Mineiro.
Além do Ituano na próxima rodada, a Ponte Preta ainda recebe Cruzeiro, Vila Nova, CSA e Criciúma no Majestoso. Os jogos como visitante serão contra Londrina, Sampaio Corrêa, Tombense e Náutico.
“Teremos um confronto importante nesta terça-feira contra o Ituano e sabemos da importância do nosso torcedor. Tem sido assim nos últimos jogos e queremos seguir com essa intensidade. O torcedor abraçou a ideia e tenho certeza que vai abraçar novamente, apesar do horário ruim”, analisou Hélio dos Anjos.
Somando o primeiro turno, a Macaca tem 28 pontos em 14 jogos disputados em Campinas. São oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. A equipe alvinegra marcou 15 gols e sofreu 4. O aproveitamento como mandante é de 66% dos pontos disputados. O líder como mandante é o Cruzeiro com 38 pontos e 90% de aproveitamento. O time mineiro não perdeu no Mineirão.
Equilíbrio
Encontrar a regularidade é um dos principais desafios da Macaca. Desde o início de 2022, a equipe não soma duas vitórias consecutivas. Sempre que vence um jogo, o próximo termina em empate ou derrota. Recentemente, a Ponte Preta perdeu para Brusque e Chapecoense, além dos empates contra Chape e Novorizontino após resultados positivos no Majestoso.
Se vencer o Ituano, vai somar pela primeira vez uma sequência positiva e se aproximar ainda mais do Vasco da Gama - que joga neste domingo contra o Grêmio. Tanto a diferença para o G-4 como para o primeiro objetivo está na casa dos seis pontos e pode ser diminuída na terça-feira.
"A gente sempre tem uma conversa muito franca com os jogadores sobre o desempenho. Nós cobramos muito por essa sequência. O rendimento contra a Chape foi muito abaixo, cobramos e tivemos uma reação. Mas agora para sonhar mais alto precisamos dessa regularidade", encerrou Hélio dos Anjos.