SEM GOLS

Ponte apenas empata em casa contra o ABC

Macaca não conseguiu criar e correu riscos diante da equipe potiguar; é o terceiro jogo sem vitória no Majestoso

Elias Aredes
15/06/2025 às 15:20.
Atualizado em 15/06/2025 às 15:20
Ponte enfrentou dificuldades e não conseguiu voltar a vencer em casa diante de pouco mais de 3 mil torcedores (Marcos Ribolli/PontePress)

Ponte enfrentou dificuldades e não conseguiu voltar a vencer em casa diante de pouco mais de 3 mil torcedores (Marcos Ribolli/PontePress)

Apesar da dedicação e da volúpia em boa parte do tempo, a Ponte Preta foi atrapalhada por suas próprias limitações e não saiu de um empate por 0 a 0 com o ABC, em jogo realizado ontem à tarde no estádio Moisés Lucarelli e válido pela 9ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou a Alvinegra com 17 pontos, dentro da zona de classificação e a 13 pontos de assegurar sua vaga aos quadrangulares decisivos. O passo seguinte na competição será no dia 28 de junho, contra o Maringá, na casa do adversário. 

Os minutos iniciais foram um filme de terror. Nada dava certo. O ABC providenciou uma forte marcação na saída de bola e gerou dificuldades para que o trio de zagueiros desenvolvesse o sistema de jogo. Elvis buscava um posicionamento capaz de fazer os lançamentos, mas nada evoluía. O time potiguar, por sua vez, mostrava versatilidade com Matheus Martins, focado em interceptar a bola e ir em direção à grande área. O objetivo: buscar o arremate ou a assistência para o centroavante Ytalo. Um chute perigoso de Jonatha Carlos e uma cabeçada de Ytalo demonstrava que existia mudança de postura, tudo no toque de bola. Um lampejo dos anfitriões, sempre na ligação direta, surgiu aos 15 minutos, quando o camisa 10 pontepretano acionou Jeh. Dentro da área, ele chutou cruzado e forçou a defesa de Felipe Garcia. 

Quando a bola ficava em disputa no meio-campo, a equipe potiguar fazia uma intensa disputa, e a superioridade numérica produzia o contexto para o rebote ficar com o visitante. Lucas Mota e Lucas Sampaio tinham o espaço para buscar a linha de fundo e explorar o poder de conclusão do centroavante Ytalo no jogo aéreo. O fator surpresa foi utilizado, como aos 28 minutos, em chute de Carlos Eduardo espalmado por Diogo Silva. O troco veio de maneira imediata. Aos 30 minutos, Jeh recebeu na intermediária, livrou-se da marcação e disparou um chute que explodiu na trave esquerda de Felipe Garcia. 

No segundo tempo, o técnico Alberto Valentim decidiu mudar a configuração do meiocampo, com as entradas de Luis Felipe e Léo Oliveira nos lugares de Emerson Santos e Lucas Cândido. 

Os papéis ficaram invertidos. A Ponte Preta tentava controlar a bola e envolver a defesa oponente sem utilizar a ligação direta, algo feito com maior frequência pelo ABC. Não existia falta de empenho. Os jogadores pontepretanos tiravam os espaços do oponente e pressionavam a saída de bola do ABC (RN). Só existia um problema: faltava sintonia, coordenação e imaginação para criar algo que tirasse o desafiante da zona de conforto. Os minutos derradeiros foram pela espera de alguma jogada individual de Elvis e de Jeh para alcançar a vitória, mas nada aconteceu e o jeito foi amargar o empate no Majestoso. O aproveitamento da Ponte em casa é de 46,66%, um percentual longe do planejado pela comissão técnica para os confrontos em Campinas. “Jogamos para ganhar, mas em casa precisamos somar pontos. O empenho foi bom”, disse o estreante Leocovick. “O importante é a classificação entre os oito. Depois é outro campeonato”, completou o armador Elvis. 

SAUDADE 

Presidente nos vice-campeonatos do Paulistão de 1977 e 1979 e condutor da campanha do vice-campeonato na zona intermediária de 1989, o advogado e empresário Lauro Moraes morreu ontem de manhã de causas naturais. “Em seus mais de 60 anos de participação ativa na vida da Ponte Preta, Dr. Lauro de Moraes Filho deixa um legado de realizações e conquistas, mas principalmente um exemplo de amor e lealdade ao clube de coração. Descanse em paz”, escreveu a Ponte Preta nas redes sociais e no site oficial.

FICHA TÉCNICA 

PONTE PRETA 0X0 ABC 

PONTE PRETA: Diogo Silva; Maguinho, Saimon, Sérgio Raphael e Leocovick; Emerson Santos (Luis Felipe), Lucas Cândido (Léo Oliveira) e Élvis (Serginho); Jean Dias (Diego Tavares), Jeh e Everton Brito (Jonas Toró). 

Técnico: Alberto Valentim 

ABC(RN): Felipe Garcia; Lucas Mota, Octávio, Bruno Bispo e Lucas Sampaio; Wellington Reis, Carlos Eduardo e Bruno Leite (Joãozinho); Jonatha Carlos (Wallyson), Ytalo (Jenison) e Matheus Martins (Orlando Júnior). 

Técnico: Evaristo Piza 

Cartões Amarelos: Maguinho (Ponte Preta); Wellington Reis, Lucas Mota, Matheus Martins (ABC) 

Renda:R$ 50.820 

Público: 3.280 

Juiz: Emerson Souza Silva (BA) 

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por