Uma das mudanças ensaiadas para hoje é a saída de Wesley; volante Ramon Carvalho treinou entre os titulares (Diogo Almeida/ Pontepress)
A terceira rodada da Série B pode ser um divisor de águas para a Ponte Preta. Sem vencer há dez jogos – ou então há 73 dias corridos -, a Macaca entra em campo diante do CRB com apenas um propósito: somar três pontos.
Desde a partida contra a Ferroviária, no dia 9 de fevereiro, a equipe campineira não terminou os 90 minutos com três pontos somados. Os números deixam os torcedores preocupados com a futura campanha no Brasileiro, mas o panorama pode mudar quando a bola rolar, às 16h, no Moisés Lucarelli.
No entanto, o adversário da Macaca na tarde de hoje não será fácil. Campeão alagoano, o CRB tem apenas uma partida na Série B e empatou com o Vasco, no Rei Pelé, na última rodada. Agora o objetivo é buscar a primeira vitória no jogo de Campinas.
Comandado por Marcelo Cabo, os visitantes apostam na experiência e jogadores acostumados com a divisão. O zagueiro Gum é um jogador que está habituado com a Série B. O atleta defendeu a própria Macaca em 2008 na competição. Ao todo foram 42 jogos em sua passagem pelo Majestoso.
O goleiro Diogo Silva, o zagueiro Wellington Carvalho, o volante Maicon, o meia Rafael Longuine e o atacante Anselmo Ramon são outros jogadores do plantel do CRB com experiência em Campeonato Brasileiro. Ramon, inclusive, marcou oito gols em 2022 e se firmou como a grande aposta no ataque da equipe.
“O CRB deixou muito claro que o grande objetivo é brigar pelo acesso. No ano passado, a equipe perdeu fôlego na reta final e o investimento desta vez foi maior. O time está vivendo um momento de muita confiança e demonstrou isso contra o Vasco, principalmente pelas chances no segundo tempo”, explica o jornalista alagoano Bruno Protásio.
Se os visitantes apostam na experiência, a Ponte Preta investe nos novatos. Hélio dos Anjos cedeu espaço para Felipe Amaral e segue acreditando que o volante é o nome ideal para formar parceria com Léo Naldi no meio-campo, dois jogadores provenientes das categorias de base.
Uma das mudanças ensaiadas para hoje é a saída de Wesley. O volante Ramon Carvalho, estreante na partida contra o Operário, treinou entre os titulares na última atividade. A dúvida sobre a terceira vaga no setor será sanada apenas minutos antes da partida.
Os números
Sem vencer há dez jogos, com sete derrotas e três empates no período, a Macaca olha para o retrospecto contra o CRB para ganhar confiança.
Foram oito jogos disputados entre os dois times desde 1978 - naquela ocasião a partida terminou empatada. Depois, os campineiros venceram seis duelos entre 1997 e 2021, com apenas uma derrota registrada dentro do Majestoso: 1 a 0 na Série B de 2019 com gol de Ferrugem.
Fortalecer a campanha dentro de casa é um dos principais objetivos de Hélio dos Anjos. Na atual temporada, a equipe venceu apenas uma partida no Moisés Lucarelli. Foi contra o Novorizontino, dia 2 de fevereiro, na vitória por 2 a 0. Desde então foram três empates e três derrotas.
O principal desfalque para a partida deste sábado é o volante Moisés Ribeiro, expulso na derrota contra o Operário.
FICHA TÉCNICA:
PONTE PRETA x CRB
PONTE PRETA: Caíque França; Norberto (Bernardo), Thiago Oliveira, Fabrício e Artur; Felipe Amaral, Ramon Carvalho e Léo Naldi; Echaporã, Danilo Gomes e Lucca.
Técnico: Hélio dos Anjos
CRB: Diogo Silva; Raul Prata, Gum, Iago Mendonça e Guilherme Romão; Marthã, Yago e Maicon; Fabinho, Richard e Anselmo Ramon.
Técnico: Marcelo Cabo
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)