FOCO

Ponte Preta inicia o planejamento para 2023

Prioridade é se manter na Série B do Campeonato Brasileiro

Júlio Nascimento
19/09/2022 às 14:10.
Atualizado em 19/09/2022 às 14:10
Ponte Preta inicia o planejamento para 2023 (Diego Almeida/PontePress)

Ponte Preta inicia o planejamento para 2023 (Diego Almeida/PontePress)

Cada vez mais próxima de garantir matematicamente a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta também começa a se movimentar para a formação do elenco que irá disputar as competições em 2023 - devido à má campanha no Campeonato Paulista, a Macaca terá de disputar a Série A2 no próximo ano.

A equipe campineira alcançou os 40 pontos na tabela de classificação da Série B e precisa de cinco pontos nos oito jogos restantes na competição. Por conta da variação entre os times que estão próximos ao Z-4, os matemáticos não descartam que a pontuação atual da Macaca seja suficiente para tirá-la de qualquer risco.

Entretanto, a vantagem sobre a degola permite que o departamento de futebol tenha mais tranquilidade e confiança para projetar 2023 sabendo que o clube disputará, no mínimo, a segunda divisão por mais uma temporada. Um novo rebaixamento impactaria demasiadamente todo planejamento financeiro da Macaca.

O planejamento para o próximo ano começa pela comissão técnica. Nesta semana, Hélio dos Anjos admitiu o interesse em permanecer no Moisés Lucarelli e declinou de duas sondagens da Série A: Juventude e Avaí. O contrato do comandante alvinegro e seus dois auxiliares vai até dezembro, mas a diretoria sinalizou com a intenção de prorrogar para o Paulistão.

“Eu me sinto muito bem no clube, me sinto muito bem na cidade e estou adaptado. Meu foco está em terminar a Série B alcançando nossos objetivos, mas seria um prazer brigar por mais um acesso na Série A2. Eu já tive a felicidade de subir duas vezes: uma com a Portuguesa e outra com o Santo André na década de 90. Quem sabe eu não consiga o terceiro acesso com a Ponte”, brincou Hélio dos Anjos.

Em relação ao elenco, o presidente Marco Antônio Eberlin antecipou algumas negociações e renovou o contrato de jogadores importantes como Wallisson, Felipe Amaral e Léo Naldi, além de ter fechado com Lucca e Elvis com vínculos mais longos. O Correio Popular apurou a situação envolvendo cada jogador. Confira a situação por posição.

Goleiros

Dos principais goleiros da Macaca, nenhum está garantido para 2023. Caíque França, Luan, Guilherme e Ygor Vinhas têm vínculo até dezembro desta temporada. Há interesse em prorrogar o contrato de França por mais duas temporadas.

Laterais

Igor Formiga e Artur são os atuais titulares da Macaca e estão com contrato garantido até dezembro de 2023. Já Jean Carlos tem vínculo até junho de 2025. Por outro lado, Norberto e Bernardo ainda não estão garantidos após a Série B.

Zagueiros

Fábio Sanches e Mateus Silva formam a dupla titular de Hélio dos Anjos, mas ambos têm contrato curto. Há o interesse do departamento de futebol de permanecer com ambos em 2023. Já Thiago Oliveira (dezembro/2024) e Guilherme Souza (dezembro/2023) já estão inseridos no planejamento.

Volantes

Este é o setor com mais jogadores com contrato para os próximos anos. Os titulares Felipe Amaral (dezembro/2024), Léo Naldi (junho/2025) e Wallisson (julho/2027) entraram no radar de equipes da Série A, mas a diretoria confia na multa rescisória. Também estão com vínculo os reservas Fraga, Rithely, Wesley, Anderson Braz e Luiz Felipe. No entanto, o futuro destes será debatido, assim como Moisés Ribeiro e Léo Santos – que têm vínculo por mais dois meses.

Meias

Elvis e Cássio Gabriel são os únicos jogadores da posição com contrato para a próxima temporada. Fessin também pode ter o vínculo renovado, mas sua permanência vai depender do seu futuro com o Corinthians.

Atacantes

Lucca é a principal peça do ataque e tem contrato até dezembro de 2023, assim como Bruno Alves e Eliel. Já Nicolas, Da Silva, Danilo Gomes, Echaporã, Leandro Barcia e Ribamar são incógnitas. Emprestado pelo Grêmio, Everton se recupera no clube e deve receber proposta para assinar em definitivo com a Macaca.

Saídas

A direção pontepretana tentou negociar três jogadores na última janela: o goleiro Ygor Vinhas, o meia Matheus Anjos e o atacante Josiel. Os jogadores foram sondados por equipes que disputam a Série C, entretanto, nenhuma conversa avançou e o trio permaneceu em Campinas.

Além do trio mencionado, o lateral Guilherme Santos, o meia Thales e o volante Marcos Júnior não permanecerão em caso de renovação com a atual comissão técnica. Já o meia Fabinho, emprestado pelo Metalist, da Ucrânia, ainda terá sua situação avaliada. Ele rompeu o ligamento do joelho e não chegou a estrear pelo clube. 

Categorias de base

A intenção é aumentar a integração entre a base e o time profissional em 2023. A diretoria entende que a Série A2 é um campeonato extremamente disputado. Mas enxugar a folha e valorizar os jogadores mais importantes faz parte da estratégia do departamento de futebol. O goleiro Vinicius, o zagueiro Euller, o volante Maurício, o meia Vitinho e o atacante Eliel estão sendo observados por Hélio dos Anjos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por