Hélio dos Anjos troca informações com os seus auxiliares; treinador exige recuperação imediata da equipe (Diego Almeida/Pontepress)
Os dois jogos apresentados pela Ponte Preta neste início de Série B deixaram o torcedor preocupado. Os pontos de melhorias mostrados contra o Grêmio não foram repetidos diante do Operário na última rodada, ligando o sinal de alerta da comissão técnica para os próximos jogos.
Mesmo com apenas duas rodadas no Brasileiro, a Macaca vai enfrentar o CRB no próximo sábado na vice-lanterna. Mas para somar pontos e iniciar a recuperação dentro da competição, Hélio dos Anjos trabalha para melhorar o desempenho ofensivo da equipe.
De acordo com os dados do Footstats, a Ponte Preta é o segundo time que menos cria oportunidades. Em dois jogos foram 18 finalizações, mas apenas três em direção ao gol adversário. Média de nove finalizações por jogo. A Alvinegra está na frente apenas do CSA, com sete finalizações em uma partida disputada.
Há uma explicação para o baixo rendimento do sistema ofensivo: o setor de criação. A dinâmica do meio-campo não colabora para boas oportunidades criadas. O Footstats aponta que a Macaca é o terceiro time que mais perde a posse de bola na competição mesmo ficando com ela em média 50% do tempo.
"O nosso time precisa ser mais competitivo e acreditamos nessa evolução com a chegada dos novos jogadores. No último jogo demoramos para entrar no jogo e o adversário acabou atacando a nossa linha defensiva. São dificuldades que estamos trabalhando para corrigir e melhorar", explicou Hélio dos Anjos após a derrota em Ponta Grossa.
Novas peças
Na partida contra o Operário, a comissão técnica optou por levar apenas Ramon Carvalho entre os reforços confirmados na semana passada. O volante que estava no Atlético Goianiense entrou durante a partida no Germano Kruger e fez sua estreia com a camisa do time campineiro.
Além dos jogadores que devem retornar do Departamento Médico, como os casos de Norberto, João Pedro e Pedro Júnior, os treinamentos desta semana serão para observar os novatos do elenco.
No treinamento de ontem, durante a reapresentação do grupo, Hélio dos Anjos observou as novas opções para o setor de ataque. Os meias Luiz Felipe (Sporting Fonte Nova-PA), Dodô (Nova Venécia-ES) e Walisson (Athletic-MG) e os atacantes Bruno Menezes (Palmeiras sub-20) e Douglas Santos (Athletic-MG) treinaram com bola.
"Acredito que a equipe vai evoluir muito nas próximas rodadas da Série B. Tem muita gente chegando e todos estão motivados com isso. Agora temos mais alguns dias até a partida contra o CRB e esse tempo vai servir para dar mais intensidade para buscar nossa primeira vitória", explicou o capitão Fabrício no último sábado.
Após a viagem para o interior do Paraná, a Macaca voltou para Campinas e concedeu apenas um dia de folga ao plantel. A ideia é aproveitar o máximo da semana cheia para condicionar os jogadores e entregar o máximo de entrosamento possível com as novas peças que chegaram.
Por enquanto, o desfalque confirmado para enfrentar o CRB é o volante Moisés Ribeiro. O atleta pontepretano foi expulso durante o segundo tempo na derrota para o Operário quando reclamava da arbitragem no banco de reservas. O preparador de goleiros, Lauro, também recebeu cartão vermelho após uma discussão com o banco de reservas do time adversário.
Hélio dos Anjos não aprovou a atuação de Paulo Henrique Schleich Vollkopf, árbitro do Mato Grosso do Sul. "Foi uma atuação caseira da arbitragem. A origem da expulsão do Moisés Ribeiro foi por conta da demora do gandula em repor a bola. Depois ainda expulsou o preparador de goleiros porque um jogador do time deles me ofendeu. É um árbitro bom para apitar em casa. Espero que ele trabalhe em algum jogo da Ponte Preta em Campinas.