Bernardo e Norberto são alternativas do técnico Hélio dos Anjos para vaga de Formiga, lesionado (Diego Almeida/PontePress)
Desde a saída de Apodi, a Ponte Preta busca um jogador constante e regular para a lateral-direita. Nem mesmo com Hélio dos Anjos encontrando uma base titular no segundo turno se construiu uma unanimidade na posição. Atualmente, o lado direito do sistema defensivo é considerado o ponto de vulnerabilidade a ser corrigido pela comissão técnica.
O segundo turno na Série B marcou o período de ascensão da Macaca na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe conquistou 18 pontos – quatro a menos do que todo primeiro turno com oito jogos a menos – e se aproximou de objetivos importantes. O primeiro passo é alcançar os 45 pontos e depois continuar pontuando para tentar beliscar uma posição alta na classificação.
Foi justamente neste período que o 4-4-2 se tornou o esquema tático preferido de Hélio dos Anjos: uma linha com quatro defensores, três volantes e um meia atuando em losango, com Fessin e Lucca mais próximos do gol. Mesmo assim, a lateral-direita permaneceu como o setor mais explorado pelos adversários e a titularidade de Igor Formiga foi contestada.
Aos 23 anos, Formiga tenta deslanchar em sua primeira temporada relevante como profissional após longo período atuando na base do Corinthians e no time de aspirantes. Ele desembarcou em janeiro no Moisés Lucarelli, foi escalado como atacante por Gilson Kleina e aproveitou a brecha de Norberto – que vem sofrendo com o departamento médico – para se firmar com Hélio dos Anjos no segundo turno.
São 23 jogos do camisa 22 na Série B. Ele foi titular em 12 oportunidades e todas as partidas no segundo turno. O lado positivo é que Formiga tem crescido defensivamente com Hélio dos Anjos. Ele é o segundo defensor que mais desarma na Macaca: 30 recuperações de bola contra 37 do lateral-esquerdo Artur. O jogador também lidera a quantidade de interceptações no elenco: 15.
No entanto, o que impede Igor Formiga de se tornar uma unanimidade é a baixa produção ofensiva. Diferente de Artur, arma constante do lado esquerdo, a produção do lado direito depende da movimentação dos jogadores de outras posições, como o meia Wallisson. Igor Formiga tem apenas uma assistência na competição. Ele também é o segundo jogador que mais perde a bola na equipe (87 vezes), terceiro que mais erra passes (96) e tem apenas 15% de aproveitamento em cruzamentos.
Concorrência
Após boa passagem por Cruzeiro e CSA, Norberto desembarcou no Moisés Lucarelli como substituto de Apodi e jogador ideal tanto para o Paulistão como para a Série B. Porém, o camisa 2 não conseguiu passar da marca de cinco jogos seguidos como titular. Ele vem sofrendo com o condicionamento e a falta de ritmo para garimpar vaga entre os titulares.
par vaga entre os titulares. Titular na última partida, diante do Ituano, Norberto acabou sendo substituído após sentir lesão muscular e abriu nova oportunidade para Bernardo. Ex-jogador da Ferroviária, Bernardo foi titular apenas cinco vezes com Hélio dos Anjos e não entrava desde a partida contra o Vasco na 23ª rodada. O atleta não esteve bem contra o Galo no Moisés Lucarelli e chegou a ser criticado por boa parte dos torcedores presentes.
“O nosso time tem uma jogada muito forte pelo lado esquerdo com o Artur, inclusive quando existe a dobra com o Léo Naldi e criamos muitas jogadas. Acreditamos muito no nosso coletivo e temos jogadores com características diferentes para nos ajudar pelo lado direito. Vamos continuar nesta evolução em todos setores”, analisou Hélio dos Anjos.
Dúvida O próximo compromisso da Macaca será em uma semana. Na próxima sexta-feira, fora de casa, a equipe visita o Londrina e ainda não sabe quais laterais terá à disposição. Igor Formiga se recupera de uma luxação, enquato que Norberto espera pelos exames para saber a gravidade de um desconforto muscular. Se vetado, pode gerar nova chance para Bernardo.