FOCO DO G4

Por aproximação do G-4, Ponte recebe o Ituano

Macaca pode se aproximar do quarto colocado e alcançar sequência após 25 anos

Júlio Nascimento
13/09/2022 às 12:34.
Atualizado em 13/09/2022 às 12:35
Elenco e comissão técnica estão otimistas na busca da sétima vitória seguida; torcida é principal aliada. (Álvaro Jr./PontePress)

Elenco e comissão técnica estão otimistas na busca da sétima vitória seguida; torcida é principal aliada. (Álvaro Jr./PontePress)

Após descanso de seis dias, a Ponte Preta volta aos gramados na noite desta terça-feira, às 21h30, diante do Ituano, no Moisés Lucarelli, em duelo da 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida contra o Galo de Itu pode ter vários significados e consequências para a campanha da Macaca na competição nacional.

Com 39 pontos, a equipe campineira abre a rodada na 9ª colocação e com diferença de seis para o Vasco da Gama, primeiro integrante do G-4. Se vencer e chegar nos 42 pontos, a Macaca vai diminuir uma diferença que chegou na casa dos 12 pontos e, de quebra, se aproximar dos 45 pontos que foram traçados como primeiro objetivo para não ter possibilidade de rebaixamento.

O adversário desta noite é propício para as pretensões da Macaca. O Ituano, embalado por vitória contra o Tombense na última rodada por 3 a 0, assumiu a sexta colocação e tem 40 pontos. E, por conta deste cenário, a vitória se torna fundamental para o time campineiro que pode ultrapassar um concorrente direto na tabela de classificação.

“É um jogo difícil porque eles estão em uma grande campanha na Série B. Mas vamos jogar em casa e isso faz a diferença. Nos preparamos bem durante a semana para buscar esses três pontos”, analisa o atacante Ribamar.

A campanha como mandante tem sido a grande aposta da Macaca no segundo turno. O time soma seis vitórias consecutivas no Moisés Lucarelli – que ontem completou 74 anos de fundação – passando por equipes como Náutico, Operário, Vasco da Gama, Guarani, Bahia e Sport. Se derrotar o Ituano e alcançar o sétimo jogo seguido com vitória em casa, a Macaca vai igualar a marca de 1997. Em nenhum momento nos últimos 25 anos o time conseguiu uma sequência tão positiva.

Dúvidas

Para alcançar tal feito, Hélio dos Anjos aposta na força do elenco. O comandante da Macaca prepara novas mudanças na equipe titular – como ocorreu em 26 dos 29 jogos disputados – por conta das situações envolvendo Igor Formiga e Artur. Os dois jogadores foram substituídos contra o Sport. Formiga teve uma luxação no ombro, enquanto Artur está com problemas musculares.

Norberto é o favorito para assumir a lateral-direita com Bernardo correndo por fora na disputa pela titularidade. No lado esquerdo, Jean Carlos é o candidato natural para herdar o lugar de Artur, assim como ocorreu nos últimos jogos. Outra novidade é a volta de Léo Naldi, que cumpriu suspensão na vitória contra o Sport.

A comissão técnica não descarta outras mudanças e até mesmo uma nova formação, mas a tendência é que o time base seja mantido por conta do retrospecto recente dentro de casa.

"O Hélio (dos Anjos) sempre destaca que a força do grupo é fundamental para nossa campanha. Quem está jogando está sempre se dedicando porque sabe que os outros companheiros também estão. É um elenco trabalhador e assumimos esse sentimento de família. Existe muita competitividade e todos precisam estar aptos para ajudar", comentou o volante Fraga, titular na última partida no lugar de Léo Naldi.

Retrospecto

O duelo entre Ponte Preta e Ituano é costumeiramente equilibrado. Em 33 jogos foram 14 vitórias da Macaca, 9 do Galo e outros 10 empates. 

FICHA TÉCNICA: 

PONTE PRETA x ITUANO

PONTE PRETA: Caíque França; Norberto (Bernardo), Mateus Silva, Fábio Sanches e Jean Carlos; Léo Naldi, Felipe Amaral, Wallisson e Élvis; Fessin e Lucca. 

TÉCNICO: Hélio dos Anjos

ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Rafael Pereira e Mário Sérgio; Jiménez, Caíque e Gerson Magrão; Léo Ceará, Gabriel Barros e Brenner. 

Técnico: Carlos Pimentel

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por