Hélio dos Anjos admite permanência como primeiro objetivo, mas quer voos mais altos com a Ponte Preta (Álvaro Jr./PontePress)
“Ninguém vai nos tirar o direito de sonhar”. Enfático, otimista e motivador. O técnico Hélio dos Anjos quer o grupo da Ponte Preta com espírito de ambição para a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória no meio de semana, diante do Sport, no Moisés Lucarelli, deixou a Macaca com 39 pontos na tabela de classificação e apenas seis do primeiro objetivo.
Após o rebaixamento no Campeonato Paulista e um primeiro trimestre tumultuado, o torcedor iniciou a campanha na Série B preocupado. As oscilações apresentadas durante os primeiros jogos, com a equipe flertando com a degola, fizeram com que a comissão técnica criasse metas.
A primeira é de alcançar os mágicos 45 pontos – suficientes para livrar o time de qualquer possibilidade de queda à Série C – e permitir que o grupo se torne mais ousado nas rodadas finais da competição. Se somar duas vitórias contra Ituano (em casa) e Londrina (fora de casa), a Macaca de Hélio dos Anjos vai concluir o primeiro desafio e ainda ganhar sete rodadas para ambicionar algo ainda maior.
"É claro que nós vamos comemorar a permanência. Ninguém vai nos tirar esse direito porque sabemos como tem sido o ano da Ponte Preta. É uma temporada de reformulação, reconstrução e que começou com muitas dificuldades. Vamos jogar com o Ituano sonhando com os 42 pontos e ficaremos realizados com a manutenção. Mas não vamos parar por aí", explica Hélio dos Anjos.
Seis pontos. Essa é a diferença da Macaca para o quarto colocado Vasco da Gama – que enfrenta o Grêmio no domingo nas estreias de Jorginho Campos e Renato Gaúcho nos comandos das equipes. Com 39 conquistados em 29 rodadas, a equipe de Hélio dos Anjos precisa de exatos seis pontos para alcançar os 45. E, por este motivo, os dois próximos jogos devem apontar quais serão os objetivos da equipe na reta final.
"Eu brinco que sou um gerenciador de sonhos. É claro que tenho consciência do nosso planejamento e já fui muito questionado sobre isso. Muitos pensam que já sonhei muito, mas somos bem conscientes. Se estamos pensando em chegar à primeira divisão, então consequentemente vamos alcançar a nossa proposta inicial de manutenção. Então vale a pena sonhar", completa.
O matemático Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, calcula que a Macaca tem aproximadamente 3% de chances de acesso para a Série A de 2023. A boa notícia é que o mesmo sistema - que soma a probabilidade de resultados positivos com base no calendário, retrospecto e rendimento recente -, aponta que as chances de rebaixamento estão na casa de apenas 1%.
Estratégia
A partida contra o Sport no meio de semana foi a sexta vitória consecutiva da Macaca atuando no Moisés Lucarelli. Antes, os comandados de Hélio dos Anjos passaram por Náutico, Operário, Vasco da Gama, Guarani e Bahia. Três postulantes ao acesso, enquanto venceu três times que brigam contra a zona de rebaixamento, incluindo um dérbi contra o principal rival.
O calendário da Série B ainda reserva cinco confrontos em Campinas: Ituano, Cruzeiro, Vila Nova, CSA e Criciúma. "Temos criado uma consistência muito grande atuando dentro de casa. Muitas vezes jogando bem, mas outras vezes sem tanto brilhantismo. Foi assim contra o Sport porque o jogo envolvia muita pressão do outro lado. Mas a torcida abraçou a ideia e está nos apoiando muito", analisou o comandante alvinegro.
O tempo de recuperação da Macaca em relação ao Ituano também será maior. O Galo entra em campo amanhã, às 11h, em Itu, diante do Tombense. Enquanto isso, o elenco alvinegro se recupera de olho no confronto de terça-feira, às 21h30, no Majestoso.
“O horário é ingrato, mas tenho certeza que nosso torcedor vai fazer ainda mais contra o Ituano.