Destaque do jogo, o centroavante Yuri foi o protagonista da partida, com duas assistências e um gol (Thomaz Marostegan/Guarani FC)
Uma noite feliz e tranquila para o torcedor do Guarani como há muito tempo não se via na Série B. Em duelo da 31ª rodada, a equipe campineira recebeu o Novorizontino no Brinco de Ouro e conquistou uma convincente vitória por 2 a 0. Destaque para o centroavante Yuri, o protagonista da partida.
O camisa 9 contribuiu com uma assistência e um gol, assim como Isaque, deixando o Bugre com 35 pontos e mais longe da zona de rebaixamento (agora são três de vantagem sobre o CSA).
O jogo
Sem a presença do seu principal articulador, Mozart Santos modificou o esquema tático para suprir a ausência de Giovanni Augusto e seguir com a intensidade dos últimos jogos no Brinco de Ouro. Já no sistema defensivo, a opção foi pela escalação de Ronaldo Alves no lugar de Derlan, lesionado.
O Novorizontino, comandado por Mazola Júnior, iniciou a partida pressionando a saída do Guarani e forçando o chutão de Kozlinski. A partida demorou para registrar lances de perigo dos dois lados. Os mandantes apostaram excessivamente nos cruzamentos, mas sem sucesso.
No entanto, aos 14 minutos, Yuri apertou a saída do goleiro Lucas Frigeri. O jogador do Novorizontino foi jogar com os pés, se atrapalhou com a bola e perdeu para o centroavante bugrino. Yuri rolou para Isaque na marca do pênalti e o meia não desperdiçou: 1 a 0 no Brinco.
Mesmo após o gol, o Guarani não diminuiu o ritmo de jogo e manteve o controle das principais jogadas. A equipe quase ampliou aos 31 na bola parada. Diogo Mateus levantou para João Victor e o zagueiro mergulhou, mas errou o alvo e a bola passou por perigo.
O Novorizontino também incomodou no primeiro tempo. Aos 29, Felipe Albuquerque acertou o travessão após cobrança de falta. Já Kozlinski ainda fez um verdadeiro milagre aos 40 em chute na grande área de Douglas Baggio e manteve o Alviverde em vantagem.
A situação ficou ainda mais confortável aos 43 minutos. Após lançamento de Isaque, Yuri Tanque recebeu em profundidade na área e categoricamente tirou de Lucas Frigeri para ampliar: 2 a 0. Na comemoração, tirou as chuteiras, subiu no símbolo do Bugre e teve o nome ovacionado pelo torcedor.
O ritmo no início do segundo tempo não foi tão intenso quanto na primeira etapa. Disposto a controlar o jogo, o Guarani apostava na troca de passes no sistema defensivo para gastar o relógio, enquanto o Novorizontino tentava incomodar através de chutes de fora da área. Romário e Quirino arriscaram antes dos 20 minutos da etapa final, mas sem sucesso.
Já o Guarani melhorou apenas com as trocas de Mozart. Com novo fôlego, o Bugre investiu nas jogadas laterais com Diogo Mateus e Mayk - que entrou no lugar de Jamerson no lado esquerdo - para servir Yuri Tanque. O atacante, em noite iluminada, quase marcou novamente aos 24 após pegar de primeira na marca do pênalti, mas errou o alvo.
O que vem por aí?
O próximo compromisso do Guarani será no dia 30, diante do CSA, no Rei Pelé. A equipe campineira ganha um longo período de preparação até o duelo contra os alagoanos.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 2 X 0 NOVORIZONTINO
GUARANI: Kozlinski; Diogo Mateus (Lucas Ramon), João Victor, Ronaldo Alves e Jamerson Bahia (Mayk); Leandro Vilela (Eduardo Person), Rodrigo Andrade e Richard Ríos; Isaque (Edson Carioca), Yuri Tanque e Bruno José (Yago). Técnico: Mozart Santos
NOVORIZONTINO: Lucas Frigeri; Felipe Albuquerque (Cléo Silva), Joílson, Rodolfo Filemon e Romário; Jhony Douglas, Léo Baiano (Danielzinho) e Diego Torres (Luiz Henrique); Douglas Baggio (Vinícius Leite), Lucas Tocantins (Ronald) e Quirino.
Técnico: Mazola Júnior
Gol do Guarani: Isaque (14’/1T) e Yuri Tanque (43’/1T)
Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade e Ronaldo Alves (GUA) | Quirino, Léo Baiano e Jhony Douglas (NOV)
Público: 3.388
Renda: R$ 32.050,00
Local: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)