COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

Atletas de Campinas de tiro com arco representarão a seleção brasileira no Chile e Argentina

Uma das convocadas é fruto do projeto social mantido pela Acamp junto à rede pública de ensino

Esportes Já
17/02/2025 às 16:06.
Atualizado em 17/02/2025 às 16:09
Fernanda Waib, de 16 anos: tricampeã brasileira e quatro recordes nacionais (Divulgação)

Fernanda Waib, de 16 anos: tricampeã brasileira e quatro recordes nacionais (Divulgação)

Três jovens atletas representarão o tiro com arco de Campinas na seleção brasileira em competições internacionais em março. Ana Luísa Sousa, de 16 anos, e Felipe Tim, de 15, vão competir nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Santiago, no Chile, entre os dias 11 e 15. Já Fernanda Waib, de 16 anos, participará do Segundo Classificatório dos Jogos Pan-Americanos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 18 e 24. 

Os três treinam pela Associação dos Arqueiros de Campinas (Acamp), que teve 16 representantes nas seletivas nacionais para formação da Seleção Brasileira de 2025, em Maricá. No total, 93 atletas de todo o Brasil participaram das competições que aconteceram entre os dias 28 e 31 de janeiro. 

Felipe pratica a modalidade há pouco mais de dois anos e já possui diversas conquistas. Esse é o seu segundo ano na seleção. Ele é bicampeão brasileiro e possui alguns títulos internacionais. “O Felipe vem trilhando uma história de conquistas”, atesta a atleta e diretora da Acamp, Alexandra Bortoloto. “Essa será sua quinta prova internacional na seleção brasileira.” 

Já Ana Luísa é beneficiária de um projeto social, mantido pela Acamp, voltado para alunos da rede pública de ensino. Ela começou a praticar o tiro com arco em sua escola, o Colégio Culto à Ciência, em 2023. Fernanda, por sua vez, iniciou na modalidade com apenas 7 anos, é tricampeã brasileira e possui quatro recordes nacionais. A atleta é a esperança do Brasil para conquistar uma vaga nos Jogos Pan-Americanos da Juventude, que ocorrem entre os dias 11 e 20 de julho, no Paraguai. Alexandra falou sobre as duas. 

“A Fernanda começou bem pequena, junto com a família, e desde o início participava das provinhas internas. Em 2022, começou a disputar provas oficiais da Confederação Brasileira e, desde então, coleciona muitas conquistas”, conta. Sobre Ana Luísa, Alexandra destaca a superação da atleta. 

“Ela participou de uma seletiva, pois as vagas eram limitadas, e se dedica desde o primeiro dia. Todas as oportunidades que foram dadas ela soube aproveitar. Passou por momentos difíceis na adaptação do melhor tipo de arco e nunca desistiu. No primeiro ano, era a que mais treinava, mas não conseguia avançar e isso a deixava triste. Hoje ela atira com arco composto, e vem aos poucos aprendendo a lidar com a competição, a adversidade e todos os desafios e aprendizados que o esporte proporciona. Neste ano, ela colhe os primeiros frutos de tanta dedicação. Depois de um ano na iniciação, passou para o projeto de rendimento em 2024. Em janeiro, participou da sua primeira seletiva e foi convocada para a primeira prova internacional. Para nós a sua história é muito importante, pois ela é 100% fruto de um projeto em que o aluno só precisa se dedicar e seguir as regras.” 

A Acamp é uma associação que foi contemplada com o Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec) em 2019. Para o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, a convocação para as duas competições internacionais é uma oportunidade privilegiada para que os atletas campineiros possam mostrar seu talento e potencial. "É uma oportunidade de intercâmbio, de aprender com outros arqueiros do continente, trocar experiências e vivenciar momentos inesquecíveis."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por