MEDALHA DE OURO

Esgrima de Campinas é destaque no Torneio Nacional de Porto Alegre

Cidade também alcança bons resultados no Esgrimaster, realizado em São Paulo

Esportes Já
02/06/2025 às 14:39.
Atualizado em 02/06/2025 às 14:39
Maicon Servilio Pereira (à esquerda, de preto) e Carlos Almeida (à direita, também de preto) no pódio durante competição no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (divulgação)

Maicon Servilio Pereira (à esquerda, de preto) e Carlos Almeida (à direita, também de preto) no pódio durante competição no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (divulgação)

Espaço que desenvolve a prática da esgrima em Campinas desde 2019, a Academia Mestre Pereira atravessa atualmente o seu melhor momento em competições. Em abril, a academia conquistou medalhas no Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre e, pela primeira vez em sua trajetória, ganhou ouro na competição organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), que reúne atletas importantes da modalidade em várias categorias. Ainda em abril, a medalha dourada também brilhou no peito de esgrimistas de Campinas no XXXIII Torneio Internacional São Paulo, promovido pela Associação Esgrimaster Brasil. 

Em Porto Alegre, Maicon Servilio Pereira, professor e fundador da Academia Mestre Pereira, subiu no lugar mais alto do pódio no florete, categoria pré-veterano. Na mesma categoria, mas no sabre, ele foi bronze. Já Gustavo Gracioli e Carlos Almeida ficaram com o bronze no florete, categoria veterano 50 anos.

Os chamados torneios nacionais acontecem várias vezes no ano em diversas cidades. Entre 24 e 27 de abril, foi realizado no Grêmio Náutico União, na capital gaúcha, e reuniu 326 atletas de vários estados brasileiros e do exterior. “O resultado que alcançamos em Porto Alegre é o mais expressivo até hoje da academia”, diz Pereira. “No Torneio Nacional, é o primeiro ouro”, completa. 

Já no Esgrimaster, que aconteceu no dia 13 de abril, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, Pereira conquistou duas medalhas de ouro, enquanto Carlos Almeida alcançou um ouro e dois bronzes. Ambos também receberam premiações em razão de boas colocações no ranking da competição em 2024. As disputas organizadas pela associação envolvem atletas de todo o Brasil e também do exterior, a partir de 30 anos de idade. 

Para Pereira, os bons resultados de abril garantem representatividade não apenas para a academia, mas para a esgrima de Campinas. “As conquistas são fruto de dedicação, trabalho, transparência, lealdade e união. Estamos no caminho certo. O objetivo é levar Campinas para dentro do cenário nacional e, posteriormente, mundial”, afirma o professor. 

TRAJETÓRIA 

A especialização de Pereira em esgrima aconteceu a partir do seu envolvimento com o esporte paralímpico na Unicamp desde 2008. A oportunidade de conhecer a modalidade em cadeira de rodas abriu as portas para uma especialização na Escola de Educação Física do Exército na Urca, no Rio de Janeiro. Em seguida, o sonho de abrir uma academia se tornou realidade.

“Comecei o trabalho em 2019, com três alunos”, lembra. “Depois, a procura foi aumentando.” O espaço funcionava na Vila Nogueira e hoje está no Bonfim. Durante o período, a academia desenvolveu trabalhos com paratletas e também com nomes importantes do esporte, como Victoria Marchesini, ex-atleta de pentatlo moderno e hoje triatleta. 

“Atualmente, estamos com aproximadamente 40 alunos e participamos de competições estaduais, nacionais e o Esgrimaster. Estamos à procura de empresas parceiras para realizarmos projetos sociais e fazer de Campinas um polo nacional da Esgrima”, projeta Pereira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por