Cinco mil pessoas participaram do “Vôlei Day” (Divulgação)
Com atividades e eventos que duraram toda a tarde deste domingo, dia 20 de novembro, o Vôlei Renata atraiu mais de cinco mil pessoas durante o “Vôlei Day” que foi realizado pelo segundo ano consecutivo na área do Ginásio do Taquaral. O objetivo foi de atrair mais torcedores ao clube que tem 13 anos de existência.
Os organizadores relataram que a meta primária do evento foi a de permitir que qualquer pessoa pudesse ter acesso aos métodos de treinamento utilizados pelo time profissional no dia a dia. Para chegar próximo da realidade, um espaço foi montado para que as pessoas tivessem a chance de medir a velocidade do seu saque ou a altura do seu bloqueio. Ainda foram montadas pequenas quadras para que os visitantes pudessem se divertir. Foi reservado ainda um espaço aos 10 patrocinadores do projeto, que ofereceram brindes e atividades até as 19h, quando tudo foi encerrado para a partida entre Vôlei Renata e Montes Claros\América Vôlei, válido pela fase inicial da Superliga Masculina de Vôlei.
Para o embaixador do Vôlei Renata, o ex-jogador André Heller, a interatividade demonstrada pelos torcedores é uma prova de que é possivel estender o alcance do vôlei para além das quadras. “O vôlei não é somente na hora do jogo profissional. Existem outras atividades que podem servir como experiência para o próprio público”, disse o ex-jogador e embaixador do projeto. Segundo ele, o sucesso do Vôlei Day é um reflexo que já é verificado nas redes sociais do Vôlei Renata, com alta popularidade.
O próprio sucesso esportivo, com a conquista do tricampeonato paulista facilita para potencializar o sucesso de projetos como o Volei Day, admite Heller. “Um dos nossos grandes objetivos é mobilizar a família. Tudo isso para que as pessoas entendam o esporte como possibilidade de entretenimento”, completou André Heller.
Gestor do Vôlei Renata, Fernando Maroni assegura a eficiência do Vôlei Day e de outras ações presentes para encurtar a distância entre torcedores e os jogadores. “Muitas pessoas que ás vezes nem sequer assistem a um jogo no Ginásio participam do Vôlei Day. O saldo é muito positivo pois oferecemos atividades para todos os gostos”, afirmou o executivo.
A aproximação com os torcedores também beneficia quem está envolvido no processo desde a base. Alessandra Magalhães é professora do Instituto Compartilhar, que ministra aulas de vôlei para crianças e adolescentes e que abrange 700 crianças em seis nucleos em Campinas e Itu. Alessandra é atuante em Itu (SP), cujo núcleo tem 80 crianças, todas oriundas de escolas públicas e divididas em quatro categorias. Para Alessandra, projetos como o Vôlei Day só geram benefícios.”Trabalhamos outros valores que vão além do voleibol como autonomia, respeito e cooperação. E eventos como o Volei Day proporcionam a chance deles jogaram contra outras crianças e conhecerem um outro ambiente”, afirmou a professora.
Atuando como monitor do Instituto Compartilhar em Itu (SP), Gerson Arnaldo aproveitou o evento realizado no Ginasio do Taquaral para celebrar o vôlei como protagonista de sua história. “Não podia praticar esportes e nem fazer educação física porque fiz duas cirurgias no coração. Quando começou o projeto Compartilhar eu resolvi dar meu nome e precisava ser sorteada. Pedi autorização para a médica e entrei. Estou há anos no projeto. O vôlei pode sair da minha vida, mas o vôlei não vai sair de mim”, arrematou o monitor do Instituto Compartilhar.
Jogo
Embalado por um ginásio lotado, mas sem apresentar um rendimento brilhante em todos os sets, o Vôlei Renata venceu o Montes Claros\América Vôlei por 3 sets a 0, em jogo realizado na noite deste domingo, 20 de novembro, no ginásio do Taquaral e válido pela Superliga Masculina de Vôlei. O resultado deixou a equipe com 16 pontos e dentro da zona de classificação para os playoffs.