Bia Ferreira durante a defesa do cinturão em dezembro do ano passado, contra a francesa Licia Bourdesa (divulgação)
Um campineiro tem motivos de sobra para comemorar a grande fase da pugilista Beatriz Ferreira. Afinal, o sucesso dela também é de Robson Luis da Silva, o Robinho, que deu seus primeiros passos no universo da luta em Campinas antes de estudar e trabalhar em Portugal. Hoje, de volta ao Brasil, ele é, desde outubro do ano passado, o preparador físico da atleta, que no último dia 7 manteve o título mundial dos pesos leves (até 61kg) da Federação Internacional de Boxe (FIB) ao vencer a argentina Maria Ines "Dinamita" Ferreyra, em Orlando, nos Estados Unidos.
A celebração pelo resultado rendeu uma menção especial ao campineiro nas redes sociais por parte de Mateus Alves, coordenador técnico da Confederação Brasileira de Boxe e treinador de Bia. “Muito feliz em ver que toda preparação foi realizada de forma espetacular e concluída com uma performance excelente. Agradeço a essa equipe sensacional e também ao nosso preparador físico Robinho Silva, que vem fazendo um trabalho fora de série com a Bia”, escreveu.
O trabalho teve início depois que Robinho aceitou o desafio de se tornar o preparador físico exclusivo de Bia na preparação dela para a sua primeira defesa do cinturão, que aconteceu em dezembro do ano passado. O convite partiu de Mateus após uma avaliação do currículo do campineiro, integrante da comissão técnica do boxeador David Pina, bronze nos Jogos de Paris e primeiro medalhista olímpico na história de Cabo Verde.
“Eu havia encerrado meu ciclo em Portugal e fiz o contato em busca de iniciar um novo projeto, já que minha intenção era retornar ao Brasil”, conta Robinho. “Foi então que o Mateus falou sobre mudanças que estavam ocorrendo na seleção brasileira de boxe e fez a proposta.”
As mudanças direcionaram um plano de ação personalizado para Bia, que antes integrava o trabalho coletivo da seleção brasileira e desenvolvia uma atividade voltada tanto para o boxe olímpico quanto profissional. O novo modelo foi implementado para dar ênfase ao aperfeiçoamento físico e técnico no contexto do mais alto nível e entrou em prática a partir de outubro, dois meses depois de a atleta conquistar o bronze nos Jogos de Paris. O desenvolvimento foi feito no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR).
“Fizemos uma avaliação física nela e iniciamos um trabalho praticamente do zero”, explicou Robinho. “Na ocasião, ela vinha de um ciclo olímpico e estava há mais de um mês sem treinar”, lembrou. “Tudo foi projetado para potencializar todas as capacidades físicas dela, algo totalmente diferenciado. E foi positivo.”
Três meses depois do início dos treinos, a atleta venceu a francesa Licia Bourdesa por decisão unânime dos juízes, em Monte Carlo, no Principado de Mônaco, e manteve o cinturão conquistado em abril de 2024 quando superou a argentina Yanina Lescano por nocaute técnico no sexto período, em Liverpool, na Inglaterra. Agora, em junho, veio a nova consagração nos EUA em outra decisão amplamente favorável dos juízes para a brasileira após dez rounds.
Para Robinho, trabalhar com Bia exige responsabilidade. “Ela é uma atleta já conhecida e campeã mundial. É necessário muito estudo para controlar toda carga de treino”, disse. Ele elogiou a boxeadora. “A Bia tem inteligência, foco e interesse em entender o porquê de cada tipo de atividade”, pontuou. “Em um podcast recente, ela comentou ser viciada em vencer, o que revela a sua extrema competitividade”, completou.
Ainda no ringue, durante a comemoração em Orlando, a brasileira propôs um desafio às demais campeãs da divisão, o que levou Stephanie Han, campeã mundial da Associação Mundial de Boxe (AMB), a subir no tablado e encarar a brasileira, indicando um possível duelo de unificação para os próximos meses.
Segundo Robinho, uma próxima luta deve acontecer entre setembro e outubro e, por enquanto, Bia manterá um ritmo leve de treinos. “Provavelmente, faremos um plano de manutenção e vou alinhar com a comissão técnica quando iniciaremos a próxima preparação.”
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram