OUTLETS

Passaporte na mão e... boas compras!

De olho no potencial ecônomico brasileiro, Europa se destaca como bom roteiro de compras

Lalá Ruiz
26/08/2013 às 16:48.
Atualizado em 25/04/2022 às 04:15
O Ingolstadt Village fica a 40 minutos do centro de Munique e tem lojas de artigos esportivos  (Divulgação)

O Ingolstadt Village fica a 40 minutos do centro de Munique e tem lojas de artigos esportivos (Divulgação)

Em 2012, os brasileiros gastaram US$ 22,2 bilhões em compras no Exterior, valor considerado um recorde pelo Banco Central (BC) desde que a série histórica começou a ser medida, em 1969. O montante representou uma alta de 4,5% em relação a 2011 (o recorde anterior), quando os turistas deixaram US$ 21,2 bilhões em viagens internacionais. Essa tendência de crescimento segue firme em 2013 e um novo recorde aponta no horizonte: entre janeiro e junho deste ano, de acordo com informações do BC, os brasileiros já gastaram US$ 12,328 bilhões no Exterior, contra os US$ 10,702 bilhões registrados no mesmo período de 2012.De olho nesse potencial, a Europa se apresenta como uma opção para o chamado turismo de compras, que tem como meca os Estados Unidos e seus imensos outlets e shopping centers. O objetivo é mostrar ao turista que, ao visitar o Velho Continente, ele pode aliar o prazer de desfrutar destinos com séculos de história, cultura e boa gastronomia à satisfação simples e mundana de gastar parte de seus euros com roupas e acessórios em outlets de luxo. São centros de compras que têm como atrativo um mix de marcas de destaque no cenário da moda internacional — leia-se Valentino, Armani, Calvin Klein, Michael Kors, Ralph Lauren, Jimmy Choo e Roberto Cavalli — e grifes locais, restaurantes e cafés.A reportagem do Correio Popular visitou três desses outlets: Las Rozas Village, em Madri (Espanha), Ingolstadt Village, em Munique (Alemanha), e La Vallée Village, em Paris (França). As três vilas, como são chamadas, pertencem à rede Chic Outlet Shopping, criada e administrada pela empresa Value Retail, que possui nove unidades na Europa e se prepara para a primeira incursão fora do continente, com a inauguração, em 2014, da Suzhou Village, em Xangai, na China. Nas lojas do Chic Outlet Shopping são oferecidas coleções de pré-estações (ou seja, anteriores às que estão à venda no varejo convencional) com desconto mínimo de 30%. Porém, a diferença de preço pode chegar a 70%, principalmente em épocas de liquidação, como acontece nos meses de julho e janeiro.Localizado a cerca de 30 minutos do centro de Madri, o Las Rozas Village possui cerca de cem butiques que fazem a festa não só dos fashionistas como também daqueles que gostam de se vestir com certo estilo sem se prender às marcas conhecidas. É possível, por exemplo, comprar lingerie no saldão da italiana La Perla a preço de Marisa (em torno de 6 euros a peça, ou seja, R$ 18,00 – no Brasil, uma calcinha da marca custa cerca de R$ 100,00, no mínimo) ou se arriscar nas araras da Flamenco, grife espanhola de roupas hippie chic com vestidos e saias a 24,99 euros. Na Watx, compra-se relógios da espanhola Tous a 34 euros (R$ 102,00) e da italiana V&L a 33 euros (R$ 99,00). Todos os cálculos levam em conta a cotação de 1 euro a R$ 3,00. AlemanhaAté a abertura do Suzhou Village, o Ingolstadt Village segue como o caçula da rede. A vila fica a 40 minutos de carro do centro de Munique e tem uma característica interessante: por estar localizado próximo aos Alpes e às fronteiras da Áustria e da Suíça, com suas estações de esqui, possui algumas lojas especializadas em artigos esportivos como The North Face e Nike Factory Store. Para as loucas por cosméticos, a Rituals é uma grata surpresa (os batons, por exemplo, custam menos de 10 euros). E, em meio a lojas de grifes estreladas, encontram-se camisetas descoladas a menos de 10 euros na loja da marca alemã Tom Taylor (no início de julho, o modelo feminino saía por 6,95 euros, enquanto uma camiseta masculina custava 9,95 euros).Depois das compras, não deixe de experimentar algum prato típico, devidamente acompanhado por uma deliciosa caneca de cerveja (de meio litro, é o mínimo que vendem por lá!) no restaurante Stiftl. Minha sugestão: o currywurst, que nada mais é do que salsicha grelhada com curry e uma generosa porção de batatas fritas a 9,20 euros. Delicioso! Vizinho do MickeyLa Vallée Village, a 35 minutos do centro de Paris, tem como vizinhos ilustres Mickey Mouse e companhia – fica praticamente ao lado da Euro Disney, tanto que há transporte direto do outlet para o parque de diversões (a “viagem” dura cinco minutos, mas é necessário checar a disponibilidade no site do Chic Outlet). Mas o grande atrativo do La Vallée é, sem dúvida, a concentração de grifes famosas. É quase impossível resistir aos apelos das vitrines e não trazer na mala qualquer coisa que leve a assinatura de um designer estrelado como Michael Kors ou Valentino. Uma das lojas mais disputadas, justamente, pelo custo/benefício é a Ralph Lauren (camisetas femininas custam a partir de 14,50 euros). Porém, a exemplo do que ocorre nas demais unidades da rede, vale a pena explorar as marcas francesas presentes no La Vallée. Recomendo a transadíssima The Kooples, com sua moda ao mesmo tempo alternativa e clássica (média de 50 euros a peça), e a tradicional camisaria Alain Figaret, com blusas de corte perfeito (preço médio de 55 euros). SAIBA MAIS Chic Outlet Shopping Bicester Village - Londres (Inglaterra) Kildare Village - Dublin (Irlanda) La Vallée Village - Paris (França) Las Rozas Village - Madri (Espanha) La Roca Village - Barcelona (Espanha) Fidenza Village - Milão (Itália) Maasmechelen Village - Bruxelas (Bélgica) Wertheim Village - Frankfurt (Alemanha) Ingolstadt Village - Munique (Alemanha) Tax free: No retorno ao Brasil, é possível pedir a restituição do imposto pago nas compras. Porém, é preciso ficar atento ao valor mínimo gasto em cada loja, que varia de país para país, na hora de solicitar o benefício. Nas lojas do Ingolstadt Village, em Munique, por exemplo, o tax refund é válido para compras a partir de 30 euros/loja, enquanto no Las Rozas Village, em Madri, o valor sobe para 90,15 euros e no La Vallé, em Paris, para 175,01 euros. Confira abaixo os valores mínimos vigentes para se obter o reembolso (eles podem sofrer alterações): – Reino Unido: GBP 25,00; taxa VAT 20% – França: EUR 175,01, taxa VAT 19,6% – Espanha: EUR 90,15; taxa VAT 16% – Itália: EUR 154,94; taxa VAT 20% – Bélgica: EUR 125,01; taxa VAT 21% – Alemanha: EUR 30; taxa VAT 19% – Irlanda: EUR 30; taxa VAT 21,5% No ato da compra, é necessário apresentar o passaporte. Guarde o cupom fiscal e chegue ao aeroporto com antecedência porque as filas na aduana costumam ser grandes, principalmente em cidades com alta frequência de turistas estrangeiros, como é o caso de Paris. Horário de funcionamento, transporte e pacotes: O site da rede Chic Outlet Shopping (chicoutletshopping.com) traz informações – inclusive em português – sobre horário de funcionamento das vilas e sistema de transporte para cada unidade. As opções vão desde ônibus executivos a serviço de chofer, até coordenadas sobre transporte público e indicações de estradas para quem vai de carro. Além disso, a rede oferece pacotes que unem um período de compras no outlet conjugado a alguma atração regional, além de parcerias com hotéis e outros serviços. O aplicativo Chic Outlet Shopping® para iPad, iPhone e Android é outra ferramenta oferecida aos consumidores. A jornalista viajou a convite do Chic Outlet Shopping (www.chicoutletshopping.com).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por