Os participantes irão se reunir às 9h, no Centro de Especialidades Madre Teresa de Calcutá
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Caraguatatuba, realizará neste sábado (18), a 2ª caminhada de conscientização ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, comemorado nesta data.
Os participantes irão se reunir às 9h, em frente ao Centro de Especialidades Madre Teresa de Calcutá, no Jardim Primavera, e seguirão para a Praça de Eventos, na região central da cidade.
O dia será marcado por apresentações culturais e distribuição de pipoca e algodão doce. Há um pedido para que o comércio local, em sinal de repúdio à pratica da exploração sexual de crianças e adolescentes, feche as portas durante a passagem da caminhada.
A coordenadora do Creas, Reny Alcântara dos Santos Demichelli, disse também que tem pedido aos comerciantes que fixem os cartazes da campanha, vistam as camisetas e utilizem as faixas pretas no braço, em sinal de luto.
O Creas atua no combate desse tipo de crime e recebe vítimas de todo o município que procuram ajuda espontaneamente ou são encaminhadas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, escolas, unidades de saúde e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O atendimento começa com a visita domiciliar para averiguar a denúncia, que em alguns casos são apenas suspeitas. Constatado o crime, imediatamente a família da vítima é inserida no projeto Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes com o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos.
O projeto contempla crianças e adolescentes (até 17 anos de idade) que passaram por situações de violência (física, sexual, psicológica, moral ou verbal). Os atendimentos são individuais e em grupos, com visitas em casa, na escola ou nos locais frequentados pelas vítimas. Os profissionais fazem o acompanhamento até o problema ser sanado e após o término, os Cras monitoram as famílias.