Na temporada passada, o Red Bull chegou à 8ª rodada da Série A2 com uma campanha impecável. Com 21 pontos e 100% de aproveitamento, era nome certo entre os oito classificados e favoritíssimo ao acesso. O futebol, porém, não é um esporte amigável com aqueles que tentam imaginar como será o futuro. Na 8ª rodada, o time perdeu seus dois primeiros pontos ao empatar fora de casa com o Monte Azul. Foi o primeiro tropeço de uma fulminante má fase que provocou a queda de Sérgio Guedes, o comandante das sete vitórias seguidas.
A vaga foi conquistada com relativa tranquilidade (o Toro Loko terminou em 3º, com um ponto a menos do que o líder), mas a confiança e a competitividade desapareceram. No quadrangular decisivo, venceu apenas uma das seis partidas que poderiam conduzi-lo ao Paulistão.
Hoje o Red Bull entra em campo pela 9ª vez na Série A2 de 2013. No ano passado, chegou a essa rodada em 1º, com 22 pontos. Hoje é o 17º, com apenas 7. Para impedir que seu projeto seja adiado por mais um ano, o Red Bull voltou ao mercado. Contratou quatro jogadores (com destaque para Jefferson Luís, que subiu com o Guarani em 2011) e trouxe o técnico Argel para o lugar de Hemerson Maria.
Os números sugerem que a missão de Argel será apenas evitar o rebaixamento, mas o Red Bull trabalha para subir. Apesar do péssimo começo, acredito que o time campineiro ainda está na briga. O time é muito novo e não tem tradição, mas conta com armas poderosas, que em breve vão colocá-lo na divisão de elite. E essa é uma previsão que faço sem medo de errar. Pode demorar um pouco mais do que o planejado, mas duvido que as metas não sejam alcançadas.
O Red Bull tem ambição, planejamento e visão de mercado. São virtudes fundamentais para transformar seu invejável orçamento em vitórias dentro do campo.
Mesmo disputando a A2, o Red Bull já se uniu a uma empresa (Oi) para oferecer um lugar exclusivo e com tratamento diferenciado no estádio aos seus fãs. É uma empresa que valoriza sua imagem e promove o esporte, modelo que deveria ser seguido por todos os clubes.
Dois exemplos: a Red Bull criou a University Cup, um torneio de futebol que reunirá times de quatro faculdades de Campinas e quatro de São Paulo. Desde janeiro, o Wings Team (meninas com o carro da Red Bull) distribui em Campinas material sobre o time e o campeonato. E outras ações do gênero estão a caminho. O Red Bull trabalha para ser grande. E, podem anotar, em breve estará entre os maiores.