EMPREGO

Sobrepeso preocupa as empresas

Condições físicas e de saúde são tão importantes na avaliação profissional quanto o currículo do trabalhador

Sheila Vieira
sheila@rac.com.br
17/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:14

Dados do Ministério da Saúde apontam que metade da população brasileira está acima do peso, ou seja, quase 100 milhões de pessoas. Além do sedentarismo e de hábitos alimentares pouco saudáveis apontados como responsáveis pela inconformidade com a balança, uma pesquisa norte-americana apontou que algumas profissões deixam os profissionais mais propensos a engordar. Assistentes administrativos (69%), engenheiros (56%), professores (51%), enfermeiros e assistentes médicos (51%) e operadores de máquinas e profissionais de produção e montagem (45%) foram atividades indicadas como facilitadoras de ganho de peso, segundo levantamento com 3,6 mil profissionais que trabalham em tempo integral e com resultados divulgados pelo site americano CareerBuilder.

O mesmo estudo aponta, ainda, que 55% dos entrevistados estão acima do peso e 41% afirmaram ter engordado em seus empregos atuais. Dois empregos na área de arte final, trabalhando sentado das 9h às 21h, casamento e o abandono das caminhadas de 9 quilômetros no retorno do trabalho fizeram Fábio Natali, de 26 anos, passar de 58 para 98 quilos nos últimos cinco anos. O jovem de 1,83m de altura e compleição magra agora está 16 quilos acima do peso. Nos primeiros meses da nova rotina de trabalho ele bem que tentou frequentar uma academia, entretanto, foi vencido pelo pouco tempo livre e a monotonia da rotina. “Quando há uma janela entre os dois empregos, fico em casa no tempo livre. Não dá para criar uma regularidade”, justifica.

Sua única atividade fora da rotina profissional é frequentar aulas de canto. Segundo ele, que não nega o comodismo com a atual condição física, quem não o conheceu magro não percebe o resultado de 40 quilos a mais. “Minha saúde está normal, mesmo assim quero retomar as atividades físiscas”, promete.

Incentivo

Na 3M, multinacional com sete fábricas no Brasil e sede em Sumaré, a saúde do trabalhador é monitorada em diferentes aspectos dentro do Programa Saber Viver. A empresa propõe ações para motivar a mudança de atitude e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Segundo o gerente-médico responsável pelas unidades 3M no Brasil, Werther de Camargo Busato, obesidade e sobrepeso são detectadas nos exames periódicos. “Melhoramos a qualidade dos exames para obter mais informações sobre os cinco fatores de risco que desencadeiam doenças cardiovasculares”, conta o médico.

São listados como fatores críticos do sobrepeso, índices de gordura no sangue, glicemia (pré-diagnóstico de diabetes), tabagismo e sedentarismo. Dos 2 mil funcionários da unidade de Sumaré, aproximadamente 20% apresentaram um ou mais fatores de risco. O cuidado é maior com pessoas com mais de 40 anos e que apresentaram mais de três fatores de risco. Nesse caso, explica Busato, são encaminhadas à enfermagem, onde é traçado um plano e gestão pessoal de saúde, inclusive com recomendação de atendimento por cardiologista. Porém, a adesão é uma atitude livre e não obrigatória.

O plano de ação do Programa Saber Viver age em duas frentes: gestão pessoal de saúde e a criação de ambiente favorável, com ginástica laboral, convênio com academia (Cia Athlética) e opções saudáveis no refeitório. Quem se compromete com o programa pode consumir um prato light com porções e tipos de alimentos determinados pela nutricionista em 80% das vezes em que se alimentar no restaurante da empresa.

A orientação da alimentação mais saudável é recomendada para todos os funcionários, que podem avaliar o que colocar no prato observando as placas indicativas dos Semáforo da Saúde. Alimentos com placa verde são liberados, já os amarelos precisam de atenção e o vermelho cautela no consumo.<

Circuito de atividade para fazer em casa:

1 - Pule corda durante dois minutos;

2 - Faça 20 agachamentos de perna. Se preferir encoste na parede para proteger a coluna ou use uma bola para deslizar para baixo e para cima. Flexione as pernas até forma um ângulo de 90 graus, depois estenda, sem voltar totalmente para a posição vertical. Deixe os joelhos levemente flexionados, para proteger as articulações;

3 - Faça 10 flexões de braço, apoiando os joelhos se precisar. Mantenha a coluna ereta e a cabeça alinhada. Flexione e estenda os braços totalmente;

4 - Faça 20 flexões abdominais, elevando o tronco à frente, com as mãos apoiadas na nuca. Concentre a força apenas no abdôme;

5 – Faça 20 passos gigantes alternados. Coloque as mãos à frente ou na cintura para conseguir melhor equilíbrio. Procure flexionar a perna da frente até formar um ângulo de 90 grau com o joelho. Nunca estenda totalmente as pernas.

6 – Deite-se e depois eleve e desça o quadril 20 vezes. Contraia os músculos das pernas, glúteos e abdômen ao fazer esse exercício.

7 – Quando terminar o circuito, faça tudo de novo até completar meia hora de exercício.

Fonte: Sua Vida em Movimento, livro do educador físico Marcio Atalla. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por