Novo compacto lançado pela Volks no Brasil pretende chacoalhar o mercado de populares
Tamanho não é documento, diz o famoso jargão usado para mostrar que a importância das coisas não pode ser medida em metros. E a Volkswagen seguiu à risca essa receita ao lançar no Brasil o up!, compacto que pretende chacoalhar o segmento no País. A novidade, que custa a partir de R$ 26.900, já começa a chegar às revendas. Primeiro, só a versão quatro portas, com câmbio mecânico; o modelo básico, de duas portas, poderá ser comprado daqui a três meses.Se as dimensões do up! são reduzidas, seu lançamento envolve números expressivos. Para viabilizar a produção do campacto na unidade da Volkswagen em Taubaté foram investidos R$ 1,2 bilhão. Além disso, o up! chega ao mercado como o carro mais seguro da categoria: é o primeiro compacto a obter cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, organização independente que avalia a segurança dos veículos.O up! também estreia com a qualificação de carro mais econômico do país. O modelo obteve a nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. E a economia de combustível não o impediu de ter o motor 1.0 mais potente do mercado. Pra completar, ainda foi avaliado como o carro com menor custo de reparo pelo Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária).O up! se destaca com seu desenho descolado e moderninho com linhas limpas, que se adaptam a qualquer situação. No interior, o up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel, os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine. Os bancos dianteiros ‘one shape’ são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno.Desde a versão de entrada (Take up!) o modelo oferece equipamentos, como freios ABS com EBD, airbag duplo, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas ‘aerowischer’.O sistema de navegação e entretenimento ‘maps & more’ está disponível, como opcional, a partir da versão Move up!. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais.MotorO up! é equipado com a nova geração de motores 1.0 de três cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm e 10,4 kgfm , e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor é equipado com sistema ‘e-flex’ de partida a frio, que dispensa o tanquinho de gasolina.O Correio dirigiu o up! em um trajeto entre Gramado e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Mesmo com o ar-condicionado ligado em tempo integral, o motorzinho 1.0 (já utilizado no Fox) impressionou – claro que considerando as limitações de um propulsor dessa cilindrada. As relações de marchas são longas e os engates, suaves e precisos. Com seu motor de três cilindros, o carro é mais solto e em muitas situações o motorista pode simplesmente levantar o pé do acelerador e deixá-lo rolar. O chassis é bem rígido e com isso a suspensão tem mais eficiência trabalhando sem ser atrapalhada por torções da carroceria. A dirigibilidade do conjunto impressiona. As reações aos comandos do volante, a visibilidade em todas as direções, as respostas do motor e câmbio, e a eficiência dos freios colocam o condutor em sintonia com o carro e tornam muito prazerosa a experiência de guiá-lo.PREÇOSTake up!2 portas: R$ 26.9004 portas: 28.900Move up!2 portas: R$ 28.3004 portas: 30.300High up!4 portas: 34.990Black/White/Red up!4 portas: R$ 39.390